Departamento de Educação Física
Laboratórios de Pesquisa Laboratórios de Pesquisa
- Laboratório de Cineantropometria
Coordenador: Vinicius de Oliveira Damasceno
Descrição Geral: Este laboratório é destinado a realização de medidas antropométricas de composição corporal, força muscular, flexibilidade e imagem corporal. Este laboratório, integra duas (2) salas distintas (30 m2 cada): Sala para mensuração das medidas antropométricas e capacidades física; e uma sala destinada para as avaliações aeróbias e anaeróbias clássicas, com protocolos para sedentários, ativos e atletas. Realiza avaliações do desempenho e de suas variáveis correlatas nos diversos grupos populacionais; investiga o efeito de diferentes programas de atividades físicas sobre o desempenho e variáveis relacionadas à aptidão física, saúde e doença; investiga os determinantes do desempenho esportivo em diferentes modalidades individuais e coletivas.
- Equipamentos: massa corporal, estatura, circunferências, dobras cutâneas, diâmetros ósseos, composição corporal, somatotipia de Heath-Carter, modelo phanton, medidas de flexibilidade angulares e adimensionais, avaliação da imagem corporal, medida indireta de atividade física. Uma (1) Esteira Super ATL (Inbramed), dois (2) sistema de monitoração de gazes VO2000 (MedGraphics) ambos com módulo de telemetria, uma (1) bicicleta ergométrica eletromagnética (CG-04, Inbramed), um (1) Oxímetro digital (Contec), um (1) Finometer Pro e um (1) desfibrilador portátil, dois estadio^metros (mod. 217 - SECA), uma balança eletrônica (Filizola) e uma balança mecânica (Filizola), 40 compassos de dobras cutâneas (Sanny), 40 trenas (Sanny), dez paquímetros ósseos Innovare (Cescorf), dez caixas de lápis dermográficos, um dinamômetro toraco-lombar Smedley digital (Takey), um dinamômetro de mão Smedley digital (Takey), 10 goniômetros, um banco sentar-e-alcançar (Wells Wood-Cardiomed), um aparelho de bioimpedância (Biodynamics) e 30 pedomêtros DigiWalker.
Fonte: APCN (2014) - Santos e colaboradores
- Laboratório de Condicionamento Físico
Coordenador Prof. Rômulo Maia
- Descrição Geral: Este laboratório é destinado ao treinamento cardiorrespiratório e resistido.
- Equipamentos: Quatro (4) esteiras ergométricas Movement LX-160, quatro (4) bicicletas ergométricas Movement, uma (1) máquina abdução/adução em pé Apolete, um (1) aparelho cross over, uma (1) máquina de abdominal, uma (1) máquina de extensão lombar, uma (1) máquina de supino sentado, uma (1) máquina para ombros, uma (1) máquina puxada alta, uma (1) máquina de remada alta, uma (1) máquina de rosca direta, uma (1) máquina para peitoral (Voador), uma (1) máquina para extensão de panturrilha, uma (1) máquina para extensão de pernas, uma (1) máquina Leg press, uma (1) máquina multi-estações, dois (2) halteres 4, 6, 8 e 10 kg, 20 colchonetes.
- Variáveis passíveis de monitoração: Força, resistência e potência musculares; - Laboratório de Bioquímica do Exercicio
Coordenador Prof. Paulo Roberto Cavalcante Carvalho
- Descrição Geral: Este laboratório é destinado a análise sanguínea no repouso, durante e após o exercicio e possui aproximadamente 20 m2.
- Laboratório Avançado de Educação Física e Saúde
Coordenador: Prof. André dos Santos Costa
- Descrição Geral: Este laboratório é destinado ao treinamento cardiorrespiratório e neuromuscular, sendo exclusivo do Departamento de Educação Física, com aproximadamente 50 m2.
- Equipamentos: Quatro esteiras ergométricas Movement LX-160, quatro bicicletas ergométricas Movement, uma máquina abdução/adução em pé Apolete, um aparelho cross over, uma máquina de abdominal, uma máquina de extensão lombar, uma máquina de supino sentado, uma máquina para ombros, uma máquina puxada alta, uma máquina de remada alta, uma máquina de rosca direta, uma máquina para peitoral (Voador), uma máquina para extensão de panturrilha, uma máquina para extensão de pernas, uma máquina leg press, uma máquina multi-estações, dois halteres 4, 6, 8 e 10 kg, 20 colchonetes.
- Variáveis passíveis de monitoração: as mesmas variáveis já descritas para o laboratório de condicionamento físico. O laboratório possibilitará a execução de programas de exercícios para grupos com necessidades diferenciadas ofertados aos pacientes do HC a partir das diferentes parcerias com as especialidades médicas disponíveis no hospital.
VIDEO DO LOCAL: https://www.youtube.com/watch?v=o4KAX8MLeHs
Texto sobre inauguração do laboratório - https://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=53103:ufpe-vai-contar-com-laboratorio-avancado-de-educacao-fisica-e-saude&catid=50&Itemid=72
- Laboratório de Imagem
Coordenadora: Profa. Daniela Karina
- Descrição Geral:A ultrassonografia é uma técnica não invasiva que utiliza o eco para reproduzir imagens bidimensionais do interior dos organismos e estruturas. Tradicionalmente usada no serviço médico, sua aplicação em pesquisa tem crescida nos últimos anos pelo aprimoramento dos recursos dos softwares de imagem. Sua aplicação para a educação física é util nos estudos de lesão muscular e diagnóstica de alterações neuromusculares (ângulo de penação) em decorrência de esforços realizados. A ultrassonografia permite também, através do efeito doppler, conhecer o sentido e a velocidade do fluxos sanguíneo. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo e pouco dispendioso. A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis, de aplicação relativamente simples.
DEXA -
- Equipamentos: GE Logiq P5/A5/A5Pro, DEXA
- Variáveis passíveis de monitoração: Medição do ângulo de penação e fadiga nos estudos neuromusculares. Medição do fluxo sanguíneo e da dilatação fluxo-mediada da artéria braquial (DILA) com resposta às intervenções realizadas. Esta técnica é recomendada pela International Brachial Artery Reactivity Task Force, e baseia-se na modificação porcentual do diâmetro da artéria braquial mediante hiperemia reativa, observada por meio de transdutores de alta resolução geralmente a partir de 7 MHz. Os valores de DILA acima de 10% para homens e de 15% para mulheres apresentaram alta sensibilidade para identificação de doença arterial coronariana em ambos os sexos. Usaremos essa variável para os levantamentos diagnósticos e nas intervenções de treinamento/tratamento realizadas. - Agenda Eletrônica
Agenda.