Departamento de Serviço Social
Núcleos de Pesquisa
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho (GET)
Ano de Formação: 1996
Coordenadora: Ana Elizabete Mota
Participantes: Ângela Amaral, Miriam Padilha, Maria das Graças Silva e Juliane Peruzzo
Contato: get.ufpe@gmail.com
Convênios/Cooperação Nacionais e Internacionais: UFRPE, UFAL, UFRJ, UFJF, FINANCIAMENTO CAPES E CNPQ
Estudos do trabalho, as mudanças contemporâneas nas suas formas de organização e gestão e suas implicações nas práticas sociais de classe.
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres, Trabalhos e Seguridade Social(GEMTSS)
Ano de Formação: 2020
Coordenação: Laudicena Maria Pereira Barreto
Sob os fundamentos de uma universidade socialmente referenciada, pública, universal, gratuita, laica e de qualidade, o GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE MULHERES, TRABALHOS E SEGURIDADE SOCIAL – GEMTSS - foi criado e certificado pelo CNPq1 em 11 de setembro de 2020 e está registrado no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco, particularmente ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Departamento de Serviço Social -, e tem os seguintes objetivos e repercussões:
OBJETIVOS:
- Investigar as expressões da divisão sócio-sexual-racial do trabalho e impactos sobre as meninas e mulheres das classes subalternas;
- Estudar as tendências das políticas públicas de proteção social nas econômicas latino-americanas, particularmente no Brasil, com especial tratamento de investigação voltado às políticas de Seguridade Social;
- Acompanhar as produções teóricas e lutas feministas de defesa de direitos e resitência à discriminação, opressão e exploração das mulheres.
O GEMTSS tem como eixo central desenvolver estudos e pesquisas sobre os trabalhos, produtivos e de reprodução social, das mulheres das periferias capitalistas, em especial, àquelas das classes subalternas que são objeto das políticas de Seguridade Social. Situado sob os fundamentos da teoria social crítica marxiana, o GEMTSS pretende ser uma referência na temática. Para tanto, propõe-se a ampliar sua capacidade de estudos e pesquisas concorrendo a editais públicos de fomento à pesquisa em parceria com outros grupos de pesquisas - no Brasil e no Exterior -; publicar ensaios, artigos científicos e livros; ofertar disciplinas em graduação e pós-graduação; orientar pesquisas de iniciação científica, orientações de teses, dissertações, monografias; promover atividades de extensão universitária e assessoria a instituições não-governamentais e movimentos sociais de defesa dos direitos das mulheres, dentre outros.
Contato: gemtss.ss2020@gmail.com
Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Meio ambiente e Planejamento em Políticas Públicas (GRAPP).
Ano de Formação: 1991
Coordenadora: Vitória Régia Fernandes Gehlen
Participantes: Efetiva participação de doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica.
Contato: vgehlen@elogica.com.br
Análise institucional e organizacional e políticas públicas; planejamento de políticas públicas em programa de desenvolvimento urbano regional abrangendo estudos na área de habitação, planejamento de gênero, meio ambiente, desastres e desenvolvimento social; planejamento, políticas de gênero e meio ambiente em projetos; uso de técnicas de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas na identificação de área prioritária à pesquisa de água subterrânea no município de Arcoverde/PE.
Mantém convênio de cooperação com Universidades holandesas, com as quais realiza pesquisas conjuntas e recebe estudantes estrangeiros.
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ética (GEPE).
Ano de Formação: 2000
Coordenação: Profª Drª Maria Alexandra da Silva Monteiro Mustafá
O GEPE tem por objetivo promover esrudos e pesquisas sobre a temática da ética profissional e da ética geral e sua aplicabilidade naquilo que se refere aos fins do Projeto Ético Político da profissão de Serviço Social e ao dever ser da sociedade, desenvolvendo a atitude crítica face ao sentimento de indiginação diante das desigualdades sociais e violação dos direitos humanos. Quer conttibuir com a formação de estratégias que visem a superação da ordem capitalista e construção de uma sociedade emancipada . pautada nos princípios da igualdade, da justiça social e da defesa instransigente dos direitos humanos , em consonância com o Código de Ética do(a) assistente social de 1993. Tem a preocupação com a formação de profissionais éticos, críticos e protagonistas, capazes de identificar a anti-eticidade nas situações que são caracterizadas pelo irracionalismo pós-moderno, pela exploração e alienação, própria da lógica capitalista e pela violação dos direitos humanos e que busquem alternativas de superação desta lógica, baseando-se na cientificidade e na proposição de estratégias para criação de uma nova sociabilidade.
O grupo tem atuado também no sentido de difundir em nível mundial os príncipios que norteiam o Projeto Ético Político da profissão e, neste sentido, considera fundamental investir no processo de internacionalização do Serviço Social, fator que tem motivado a participação de sua líder e de seus membros na Associação Internacional de Escolas de Serviço Social - IASSW-AIETS e manter ativo, desde sua fundação, o Intercâmbio com a Itália, através do Movimento pelo Intercâmbio entre o Serviço Social brasileiro e o italiano.
Nesta direção, está desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas:
- Desigualdades e Direitos Humanos - vinculada ao Projeto PRINT do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social;
- Teoria e Prática do Serviço Social no mundo em tempos de pandemia - pesquisa internacional, aprovada pela IASSW-AIETS, que envolve seis países do continente latino-americano e europeu, a partir da qual se está desenvolvendo semanalmente o Programa Crivando a Pandemia, no canal IASSW-BRASIL, disponível no youtube;
- Internacionalização do Serviço Social e papel da Associação Internacional de Escolas de Serviço Social - IASSW-AIETS;
- A influência das determinações da guerra fria no surgimento dos conflitos internos nos países africanos pós processo de descolonização como signo de desigualdade e desrespeito aos direitos humanos (desdobramento da pesquisa desigualdades e direitos humanos);
- Ideologia, Movimentos Sociais e Movimentos Estudantis;
O grupo está preparando também a publicação dos Cadernos GEPE, revista esta que está hospedada no portal de periódicos da UFPE.
No seu plano quinquenal, que está sendo preparado neste momento, se está incluindo um estudo das teses e das produções dos professores de Serviço Social da UFPE para fins de dar realce aos seus posicionamentos éticos e fazerem ser conhecidos e valorizados de modo crescente, no que concerne aos aspectos éticos.
Contato: ethisophias@gmail.com
(81) 000783116
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, cultura e práticas coletivas(GEPCOL)
Ano de Formação: 2006
Coordenação: Profª Drª Jaileila de Araújo Menezes
O GEPCOL foi fundado pelas docentes: Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro, Mônica Rodrigues Costa, Jaileila de Araújo Menezes, Alcione Melo Trindade do Nascimento, Pedro de Oliveira Filho, Karla Galvão Adrião e Silvia Marques Dantas de Oliveira, integrantes de diferentes universidades públicas e áreas de conhecimentos. O GEPCOL tem como objetivo investigar as configurações do poder em diferentes dimensões das relações sociais e práticas coletivas, nos contextos culturais, sociais e políticos, nas quais estão inseridas tais práticas, no meio urbano e rural. No plano teórico a interdisciplinaridade busca enriquecer as análises com base em diferentes perspectivas/olhares sobre os objetos de pesquisa e a promoção do diálogo entre as ciências sociais na construção do conhecimento. Institucionalmente o grupo tem o compromisso de fortalecer as relações entre atores sociais diversos (movimentos sociais, entidades, ONGs) e a Universidade Federal de Pernambuco. Outro aspecto é favorecer a construção de vínculos entre pesquisadores(as) deste grupo com outros grupos de trabalho de Universidades do país e do exterior.
As linhas de pesquisa do GEPCOL são:
- Relações de poder, subjetividade e ação coletiva na contemporaneidade e
- Relações Sociais de Gênero, Geração, Raça, Etnia e Família.
A partir das linhas citadas, o grupo desenvolve atividades, em parceria com diferentes instituições nacionais e internacionais, por meio de convênios e cooperações. As atividades são feitas voltadas para:
- Formação de alunos de Iniciação Científica e Pós-Graduação em Serviço Social, Psicologia e Pedagogia;
- Organização de Eventos Científicos : Nacional e Internacional;
- Desenvolvimento de Pesquisas e atividades de Extensão sobre Movimentos Sociais, Juventude, Gênero, Raça, Etnia e Políticas Sociais;
- Cursos e Minicursos
O compromisso do GEPCOL com os sujeitos historicamente oprimidos nos impulsionam para o exercício de compartilhamento e trocas de conhecimentos, na expectativa de somar nos esforços da superação do racismo, sexismo e exploração de classe.
Contato: gepcol15@gmail.com
Profª Drª Delâine Cavalcanti S. Melo - delaine.melo@ufpe.br
Profª Drª Flávia da Silva Clemente - flavia.clemente@ufpe.br
Profª Drª Mônica Rodrigues Costa - morodrigues.costa@gmail.com
Profª Drª Tatiane M. Melo de Lima - tatiane.mlima@ufpe.br
Ações em Rede Coordenadas no Universo Social (ARCUS)
Coordenadora: Ana Cristina Brito Arcoverde
Núcleo de Economia Solidária da UFPE (NECSO)
Coordenadora: Ana Cristina Brito Arcoverde
Núcleo de Pesquisa em Habitação e Saneamento Ambiental (NEPHSA)
Ano de Formação: 2006
Coordenadora: Rosa Maria Cortês de Lima
O NEPHSA centra sua área de trabalho nas questões urbanas, voltando-se para a problemática habitacional focalizada nos assentamentos populares; as territorialidades; a pobreza e a exclusão social. No âmbito do saneamento ambiental, ocupa-se dos arranjos institucionais; modelos de gestão; relação com outras políticas setoriais e metodologias para a mobilização social e educação sanitária e ambiental para o saneamento. Aborda, ainda, as discussões sobre lutas sociais urbana e gestão local, atendo-se a questão da participação e do controle social, das lutas vivenciadas pelos segmentos sociais por terra, moradia e serviços de infraestrutura urbana.
Contato: cortez.rosa@gmail.com
(81) 2126-8371
Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas (Gead/UFPE)
Ano de Formação: 2009
Coordenadora: Roberta Uchôa (líder) e José Arturo Escobar ( vice-líder)
O Gead/UFPE é formado por equipe multiprofissional de profissionais e pesquisadores com experiência em ensino, extensão, pesquisa, planejamento e gestão de políticas públicas sobre drogas. Os princípios que baseiam a atuação dos membros do Gead/UFPE são respeito aos direitos humanos e sociais, redução de danos, intersetorialidade e integração ensino-serviço; e seus objetivos são produzir conhecimento e promover educação permanente no campo das drogas.
Contato: Avenida dos Economistas, s/n, Cidade Universitária, Recife, PE, 20740-580
Telefone:(81)99262.0591
rsuchoa@uol.com.br / roberta.uchoa@ufpe.br
acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/211468923640471
Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente (GECRIA)
Ano de Formação: 2014
Coordenação: Valéria Nepomuceno Teles de Mendonça
O Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no campo da Política da Criança e do Adolescente foi criado em 2014 com o objetivo geral de ampliar a produção de conhecimentos científicos acerca das questões que envolvem a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes e sobre as diversas manifestações das violências que atingem esse segmento da população.
O GECRIA desenvolve ações extensionistas sobre autoproteção de crianças na primeira infância, direitos fundamentais das crianças, adolescentes e jovens e juventudes e direito à cidade. Realiza pesquisas sobre as diferentes violações de direitos de crianças, adolescentes e jovens.
O grupo integra a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Pernambuco, o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco, o Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional e a Rede Nacional Não Bata Eduque.
Contato: valeria.nmendonca@ufpe.br
(81) 99928-3371
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Ciências e Culturas (HYPATIA)
Ano de Formação: 2012
Coordenadora: Vivian Matias dos Santos
Na perspectiva de contribuir para o fortalecimento do campo de estudos sobre gênero e ciências, o HYPATIA têm como objetivo desenvolver estudos e pesquisas sobre gênero, ciências e culturas, investigando práticas e discursos reiterados e/ou rearticulados por sujeitos "genderizados" na produção de saberes. Neste sentido, tomar como objeto de estudo a análise de gênero da produção de saberes, significa pensar os conhecimentos produzidos no seio do campo científico sem, contudo, desconsiderar outros caminhos pelos quais seres humanos têm historicamente construído conhecimentos.
Contato: (81) 2126-7746
Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Assistência Social (GEPAS)
Ano de Formação: 2011
Coordenação: Edistia Maria Abath Pereira de Oliveira
Objetivo Geral:
- Promover estudos e pesquisas sobre a Assistência Social no Estado de Pernambuco
Objetivos Específicos:
- Promover um espaço de reflexões críticas sobre Assistência Social;
- Construir espaços de discussão e análise teórico-prática de execução da Política de Assistência Social de acordo com a Teoria Social Crítica;
- Fomentar intercâmbios de experiências de exercício profissional da Política de Assistência Social;
O GEPAS, criado no ano de 2011, objetiva identificar como as prioridades definidas pela Constituição de 1988, para a Política de Assistência Social, vêm sendo implementadas e se sua articulação com o reordenamento proposto pelas diversas legislações está em coerência com os termos da Lei. Visa-se, com as pesquisas do grupo, acompanhar as convergências entre essas diversas determinações legais e a sua execução na realidade do RFecife, Região Metropolitana e alguns municípios do estado de Pernambuco.
Contato: ufpe.gepas@gmail.com
https://www.facebook.com/gepas.ufpe.5
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado, Política Pública e Sociedade (GEPPS)
Ano de Formação: 2008
Coordenação: Helena Lúcia Augusto Chaves
O grupo possui três linhas de pesquisa: Estado, Política Pública e Sociedade. O objetivo da linha de pesquisa sobre o Estado é discutir no contexto presente do capitalismo, a configuração do Estado, sua função regulatória, sua função de proteção social, implementação da política pública e relação com a sociedade. O objetivo da linha de pesquisa sobre a política pública é estudar a política pública brasielira, verifivando e analisandoaspectos referentes à sua implementação, às suas demandas, às suas estratégias de ação, à sua relação com as demais políticas, às contradições presentes. O objetivo da linha de pesquisa sobre a sociedade é analisar o controle social no âmbito da política pública brasileira, considerando os referenciais de inclusão e garantia dos direitos sociais preconizados na Constituição Federal de 1988.
Contato: helena.chaves@ufpe.br