Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB)
Procedimentos Acadêmicos
Matrícula em disciplina para alunos veteranos
Aproveitamento de créditos/ Equivalência de disciplinas
Matrícula em disciplina para alunos de outros PPGs
Solicitação para cursar disciplina em outra pós-graduação
Esta matrícula poderá ser realizada nos seguintes casos:
1 - quando os alunos integralizaram os créditos mínimos exigidos para a conclusão do curso, e estão em fase de desenvolvimento da tese ou dissertação;
2 - quando o aluno defendeu a dissertação ou tese e recebeu a menção “em exigência”;
3 - quando o aluno teve pedido de prorrogação de curso aprovado pelo colegiado.
Procedimento:
De acordo com os prazos estabelecidos no calendário de convocação de matrícula da PROPESQ, o aluno deverá entrar no SIG@, acessar o ícone de matrícula vínculo e fazer a confirmação.
Matrícula em disciplina para alunos veteranos
Procedimento:
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De acordo com os prazos estabelecidos no calendário de convocação de matrícula da PROPESQ, o aluno deverá entrar no Sistema de Gestão Acadêmica da UFPE (www.siga.ufpe.br), no ícone de matrícula e inserir as disciplinas que deseja cursar. Em seguida, confirmar a matrícula. Em seguida, será gerado um comprovante de matrícula.
Observação: Caso o aluno deseje se matricular em uma disciplina que não seja da estrutura curricular do PROPAD, é preciso protocolar uma solicitação para cursar disciplina em outra pós-graduação e, no período de modificação de matrícula, acrescentar a disciplina solicitada.
Aproveitamento de créditos/ Equivalência de disciplinas
Quando os créditos são cursados em outros programas de pós-graduação stricto sensu, pode-se solicitar tanto o aproveitamento desses créditos, quanto a equivalência de disciplinas. Neste caso existe restrição de tempo de ter cursado as disciplinas, no máximo, há cinco anos e só podem ser aproveitados até oito créditos para o mestrado.
Para solicitar o aproveitamento de créditos ou equivalência de disciplinas, o aluno pode tê-los cursado, tanto como aluno regular ou como aluno especial.
O pedido de equivalência de disciplinas ocorre quando o aluno cursa as disciplinas em outro programa de pós-graduação e pede que tais disciplinas sejam equiparadas as da grade curricular do PPGEB e que, em caso de aprovação da equivalência, tais créditos sejam aproveitados para o curso.
Procedimento para ambos os casos:
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Deve-se protocolar requerimento (vide itens 20 e 21 do Formulário Padrão) na secretaria do PROPAD, com cópia do histórico escolar ou declaração de disciplina cursada.
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Em caso da(s) disciplina(s) ter(em) sido cursada(s) em outro PPG, deve-se acrescentar o conteúdo programático de tal(is) disciplina (s).
Observação: É possível aproveitar créditos de disciplinas cursadas no exterior, conforme previsto na Resolução nº10/2008 – CCEPE/UFPE, Art. 22, parágrafos 5º e 6º.
Procedimentos:
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De acordo com os prazos estabelecidos no calendário de convocação de matrícula da PROPESQ, o aluno deverá entrar no SIG@, acessar o link de modificação de matrícula e cancelar ou acrescentar disciplinas da sua grade de horário. Em seguida, realizará a confirmação de matrícula.
O trancamento de curso pode ocorrer por um período de até seis meses, não sendo esse prazo considerado para efeito de contabilização do prazo máximo exigido para a conclusão do curso. (Art. 23, parágrafo único do Regimento Interno).
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Esse procedimento deve ser protocolado (vide item 22 do Formulário Padrão) na secretaria do PPGEB, com justificativa, indicação do período a ser trancado e o parecer de concordância do orientador. Após decisão do colegiado, o aluno será comunicado da decisão e, se deferido, a secretaria efetivará o trancamento do curso.
Esse procedimento deve ser protocolado (vide item 23 do Formulário Padrão) na secretaria do PPGEB, com justificativa, documentação comprobatória da justificativa, indicação do período a ser prorrogado e o de acordo do orientador. Além do requerimento deverá ser enviado um e-mail para secretaria.peb@gmail.com com o que foi construído do trabalho e um novo cronograma das etapas que faltam ser cumpridas. Após decisão do colegiado, o aluno será comunicado e a secretaria registrará o trecho de ata que efetivará a prorrogação do curso do aluno.
- Conforme Art. 18 da Resolução nº 10/2008- CCEPE/UFPE, a prorrogação de curso pode ser por até seis meses para o mestrado; e ela não pode ser solicitada após o penúltimo (janeiro) mês do curso.
- O aluno que solicitar prorrogação de curso, deve necessariamente realizar a matrícula vínculo.
Atenção! De acordo com Art.18, §4º e o Art. 29, da Resolução nº 10/2008 – CCEPE/UFPE, o aluno que não renovar a sua matrícula, será considerado como abandono de curso, e estará sujeito a desligamento.
Matrícula em disciplina para alunos de outros PPGs
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O aluno precisa trazer um ofício da coordenação do curso no qual é vinculado, solicitando a reserva de vaga. No ofício devem constar o nome e o código da disciplina desejada, além dos contatos de telefone e e-mail dos alunos para o caso de o PPGEB precisar entrar em contato com os alunos.
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Após a autorização da coordenação do PPGEB, a secretaria irá liberar a vaga e, no período de modificação de matrícula, o aluno inserirá a disciplina pretendida.
Solicitação para cursar disciplina em outra pós-graduação
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O aluno deve preencher o formulário de solicitação para cursar disciplina em outra pós-graduação (vide item 24 do Formulário Padrão) e o enviar através do email “secretaria.peb@gmail.com”, juntamente com o conteúdo programático da disciplina a ser cursada e o de acordo do orientador. Essa documentação será analisada pela coordenação e comunicada ao aluno.
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Em caso de deferimento do pedido, o aluno deverá recolher na secretaria do PPGEB, o ofício de solicitação de vaga, dirigido à coordenação do outro PPG e protocolá-lo na secretaria do outro PPG, juntamente com os demais documentos solicitados pelo outro programa. Após isso, quando for o período de modificação de matrícula, estabelecido pela PROPESQ, o aluno deverá inserir a disciplina solicitada e confirmar a modificação.
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O formulário de solicitação para cursar disciplina em outro PPG deve ser enviado ao e-mail da secretaria até uma semana antes do prazo máximo, estabelecido pela PROPESQ, para os cursos ofertarem vagas para alunos de outros programas.
Prazo para pedido e entrega de documentação de Exame de Qualificação: Até dia 15 de dezembro do ano corrente (o exame de qualificação deverá ocorrer até fevereiro do ano corrente);
Prazo para pedido e entrega de documentação de Exame de Pré-defesa: Até o último dia útil de outubro do ano corrente (o exame de pré-defesa deverá ocorrer até 15 de dezembro do ano corrente);
Prazo para pedido e entrega de documentação do Formulário de Banca Examinadora de Defesa de Dissertação: Até dia 15 de dezembro do ano corrente (a defesa de dissertação deve ocorrer até fevereiro do ano corrente).
*Para os prazos que se encerram no mês de fevereiro, observar as datas do carnaval do ano corrente.
Instrumento de avaliação de disciplinas
Instrumento de avaliação de egressos
Relatório de avaliação de egressos
Resumo de avaliação de disciplinas