PPGIC - Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo
Linhas de Pesquisa
Linha 1: Inovação e Cultura na Gestão dos Negócios Locais
Esta linha tem por objetivo desenvolver um campo de investigação de caráter multidisciplinar que explora os aspectos de inovação e cultura na prática produtiva e social das organizações locais por meio de pesquisas focadas na suas diversidades e contradições. Nesse sentido, pretende-se promover reflexões e intervenções junto aos sistemas de gestão das pequenas, médias e grandes empresas instaladas na região, seja na perspectiva da inovação, da gestão de novos negócios, de arranjos produtivos locais, das redes de empresas, dos aspectos financeiros e das relações de trabalho. Essa abordagem mais ampla convoca a produção científica que leva em conta as particularidades sociais, históricas e culturais do fazer gerencial, enaltecendo, dessa forma, o contexto em que estes ocorrem.
Docentes da Linha 1:
Denise Clementino de Souza
Eliana Andréa Severo
Elisabeth Cavalcante dos Santos
Jaqueline Guimarães Santos
José Lindenberg Julião Xavier Filho
Julio Cesar Ferro de Guimarães
Marcele Elise Fontana
Nelson da Cruz Monteiro Fernandes
Sueli Menelau de Novais
Linha 2: Consumo e Marketing nos Arranjos Produtivos Locais
O consumo e o marketing apresentam um importante papel na compreensão da sociedade contemporânea, principalmente quando se busca analisar as relações de consumo em regiões com elevado contexto idiossincrático. Com os estudos dos consumidores e das práticas mercadológicas dos arranjos produtivos locais é possível identificar pontos convergentes entre as organizações e os indivíduos para troca de benefícios mútuos. Esta linha tem o objetivo de analisar o comportamento do consumidor, as estratégias de marketing das empresas locais e os aspectos inerentes a cultura do consumo, tais como as práticas produtivas, políticas, participativas e processos de subjetivação do consumidor de processos culturais específicos. Além disso, a linha também buscará o desenvolvimento de pesquisas que contemplem aspectos relacionados ao bem-estar do consumidor e o consumo sustentável para a região
Docentes da Linha 2:
Anderson Gomes de Souza
Anderson Tiago Peixoto Gonçalves
Cristiane Salomé Ribeiro Costa
Elielson Oliveira Damascena
Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa
Karina da Silva Carvalho Mikosz
Marconi Freitas da Costa
Marianny Jessica de Brito Silva
Nelsio Rodrigues de Abreu
Rodrigo César Tavares Cavalcanti