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Laboratórios Laboratórios
Os processos de Laboratórios devem ser remetidos à PROGEST, para registro, após ciência das Pró-Reitorias afins e autorização de funcionamento pelo Reitor.
Orientações para cadastro de Laboratório - Centros Acadêmicos
Orientações para cadastro de Laboratóro - Órgãos Suplementares
Formulário de cadastro de laborário
Mais esclarecimentos:
Coordenação Administrativa e Financeira - CAF/ Progest
Fone: (81) 2126 - 8661
Campus Caruaru Campus Caruaru
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Profa. Daniela Nery Bracchi | * Promover o conhecimento e as práticas em relação às atividades fotográficas. * Oportunizar a operacionalização de equipamentos fotográficos manuais e digitais para os alunos das disciplinas, estágios obrigatórios, projetos de Pesquisa e Extensão, relacionados ao Laboratório. * Vivenciar a partir do Ensino, Pesquisa e Extensão, cada etapa do processo fotográfico, desde o processo químico de revelação de imagens, da experimentação de suportes e processos, até a edição digital. * Permitir ao discente a produção de material com vistas ao mercado de trabalho, como Portfólios, bem como desenvolvimento de projetos ligados à imagem, sob a supervisão do professor coordenador do laboratório e/ou docentes dos Cursos de Desing e de Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste - CAA/UFPE. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Profª. Andréa Barbosa Camargo (Coordenadora) e Rosiane Pereira Alves (Vice-Coordenadora) | * Apoiar os Discentes e Docentes em suas atividades acadêmicas ligadas ao Ensino, Pesquisa e Extenção do Curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste - CAA/UFPE. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Prof. Lourival Lopes Costa Filho (Coordenador) | * Apoiar discentes e docentes nas atividades acadêmicas ligadas ao ensino, pesquisa e extensão do curso de Design do CAA; Informação Complementar: * Oportunizar a operacionalização dos equipamentos presentes no local para os docentes e discentes ligados pelas disciplinas, projetos de pesquisa e extensão ao Laboratório de Design em Espaço; * Explorar a partir do ensino, pesquisa e extensão, os julgamentos perceptuais / cognitivos e emocionais decorrentes da inserção do design em espaços para embasar o planejamento de produtos e de espaços; * Permitir ao discente a produção de trabalhos de cunho teórico, bem como prático, de projetos de produtos e de espaços, focado nas avaliações subjetivas levantadas, sob a supervisão do professor coordenador do laboratório e/ou dos docentes do curso de Design do CAA. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Prof. Antônio Luís de Oliveira Filho (Coordenador) | * Servir às atividades de ensino, sendo utilizado como sala de aula, também às atividades de pesquisa e extensão, tanto oriundas do próprio laboratório quanto de outros docentes e laboartórios do curso de Design; * Servir como espaço de suporte às demais disciplinas do curso, sendo utilizado pelos discentes para execução de trabalhos demandados por outros professores; Informação Complementar: * Objetiva fornecer aos alunos do curso de Design da UFPE, Centro Acadêmico do Agreste - CAA uma vivência prática da profissão, oferecendo subsídios teórico-práticos acerca de materiais, técnicas e equipamentos para confecção de modelos e protótipos de produtos; * A ideia fundamental do referido laboratório é servir como espaço experiencial, onde os alunos podem experimentar e materializar seus projetos, desenvolvendo sensibilidade e habilidades técnicas imprescindíveis a sua formação profissional; *O espaço, também denominado "Oficina" é utilizado como sala de aula, sobretudo nas disciplinas de Design de Mobiliário, Sistemas Estruturais e Modelagem Tridimesional do Produto I e II, quanto em atividades de pesquisa e extensão. Além disso, serve como ponto de apoio aos demais professores e disciplinas do curso, onde os alunos buscam o suporte para execução dos seus trabalhos. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Prof. Antônio Luís de Oliveira Filho (Coordenador) | * Servir às atividades de ensino, sendo utilizado como sala de aula, também às atividades de pesquisa e extensão, tanto oriundas do próprio laboratório quanto de outros docentes e laboartórios do curso de Design; * Servir como espaço de suporte às demais disciplinas do curso, sendo utilizado pelos discentes para execução de trabalhos demandados por outros professores; Informação Complementar: * Objetiva fornecer aos alunos do curso de Design da UFPE, Centro Acadêmico do Agreste - CAA uma vivência prática da profissão, oferecendo subsídios teórico-práticos acerca de materiais, técnicas e equipamentos para confecção de modelos e protótipos de produtos; * A ideia fundamental do referido laboratório é servir como espaço experiencial, onde os alunos podem experimentar e materializar seus projetos, desenvolvendo sensibilidade e habilidades técnicas imprescindíveis a sua formação profissional; *O espaço, também denominado "Oficina" é utilizado como sala de aula, sobretudo nas disciplinas de Design de Mobiliário, Sistemas Estruturais e Modelagem Tridimesional do Produto I e II, quanto em atividades de pesquisa e extensão. Além disso, serve como ponto de apoio aos demais professores e disciplinas do curso, onde os alunos buscam o suporte para execução dos seus trabalhos. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Prof. Sheila Borges de Oliveira (Coordenadora) | * Fazer um banco de dados dos cidadãos que fazem notícias nas redes sociais e produzem artefatos culturais sem formação especializada; Elaborar seus perfis sociológicos e oferecer oficinas de texto e de design para os mesmos; Informação Complementar: * Este projeto de extensão faz parte de um projeto de pesquisa que pretende criar um memorial com as trajetórias de vidas dos repórteres e designers amadores. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Profa. Sheila Borges de Oliveira (Coordenadora) | * Produzir conteúdo para as mídias digitais com a participação dos professores e alunos dos cursos de Comunicação Social, Design e Medicina; Informação Complementar: A Agência funcionará em três eixos: 1 - Notícias factuais; 2 - Críticas culturais; 3 - Campanhas educativas publicitárias. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Profa. Rosângela Vieira de Souza (Coordenadora) | * Visa apoiar os discentes e docentes em suas atividades acadêmicas ligadas ao ensino, pesuisa e extensão do curso Design do Centro Acadêmico do Agreste - CAA, estimulando o desenvolvimento de atividades: Design com tipos, do Design de tipos, da impressão com tipos móveis, da caligrafia, do letreiramento, da produção e encadernação de livros e de áreas correlatas a estas. É objetivo do laboratório: I - Sensibilizar o mercado para contratação de soluções de design baseadas em processos e/ou formas tipográficas para problemas de baixa e média complexidade; II - Desenvolver projetos gráficos para publicações de temas de interesse do laboratório; III - Resturar e produzir ferramentas, máquinas, móveis e peças tipográficas com o objetivo de preservar o acervo do laboratório e difundir as tecnologias tipográficas; IV - Criar fontes digitais para atender a demanda do LTA e de projetos parceiros ao laboratório; V - Desenvolver interfaces digitais para sites, multimídias, filmes, animações, créditos / cartelas relacionados às atividades de atuação do LTA; VI - Manter e conservar o acervo de tipos móveis do laboratório que produzirá também impressos que integrem tecnologias atuais e em desuso comercial; VII - Produzir e difundir o conhecimento através da realização de experimentos formais e processuais, aplicados e não aplicados, relacionados à prática do design com e de tipos; VIII - A autogestão reflexiva discente; IX - A ação consultiva docente; X - Estabelecer conexões visando, sempre que possível, a convergência entre o meio acad~emico e profissional; XI - Gerar a vivência discente com perspectivas e implicações em âmbito local, nacional e mundial; XII - Ter uma ação interdisciplinar e coletiva com interação entre ênfases(gráfico, moda e produto) e entre players de diversos mercados pertinentes ao design; Informação Complementar: * O corpo docente que atua no Laboratório de Tipografia do Agreste é formado pelos professores Rosângela Vieira de Souza (coordenadora), Verônica Emília Campos Freire, Paula Vivana de Rezende e Valadares, Fábio Caparica de Luna e Maria de Fátima Waechter Finizola. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Prof. Marcelo Machado Martins (Coordenador) / Profa. Izabela Domingues da Silva (Vice-coordenadora) | * Desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre comportamento de consumo e moda no sentido ampliado visando não apenas o vestuário, mas a cultura de consumo em geral; * Desenvolvimento de métodos como grupo focal, itinerários, entrevistas em profundidade, netnografia, entre outros. Informação complementar: * Na sala serão feitas as reuniões do grupo de estudos de consumo de moda - G-COMO - que se reúne semanalmente com alunos professores em diversas linhas de pesquisa para o debate de textos, orientação de campo e apresentação dos resultados de laboratórios de consumo. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Prof. Danilo Émmerson Nascimento Silva (Coordenador) | De acordo com o Regimento interno do LABDIER tem-se: CAPÍTULO III DA NATUREZA: Art. 4º - O LABDIER foi idealizado para atender as demandas de Ensino, Pesquisa e Extensão, por assimilar a indissociabilidade dessas ações como formação plena aos agentes envolvidos. Art. 5º - O LABDIER incorpora o princípio de integração entre áreas multi, inter, pluri e transdisciplinares contidas na academia envolvidas com o desenvolvimento de produtos integrados - Engenharias, Design Industrial e correlatas. Art. 6º - O LABDIER, no que tange a prestação de serviços, adota um modelo de aproximação da academia com o setor industrial, produtivo, de P&D, de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação característica comum em nações e regiões desenvolvidas industrialmente, no Brasil, amplamente estimuladas pela Lei de Inovação Tecnológica (LIT), Lei 10.973/04 e do Decreto de Regulamentação (Decreto nº 5.563, de 13 de outubro de 2005). No âmbito da Instituição, o LABDIER encontra-se em consonância com as diretrizes da Diretoria de Inovação e Empreendimentos - DINE, órgão pretencente à Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE. CAPÍTULO IV DA FINALIDADE: Art. 7º - O LABDIER visa apoiar os discentes e docentes em suas atividades acadêmicas ligadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste - CAA/UFPE. Parágrafo 1º - Promover o conhecimento e as práticas em relação às atividades discriminadas no caput deste artigo. Parágrafo 2º - Oportunizar a operacionalização de equipamentos manuais e digitais para alunos vinculados ao LABDIER seja pelas disciplinas ou estágios obrigatórios, projetos de pesquisa e de Extensão. Parágrafo 3º - Vivenciar a partir do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, etapas do processo projetual e associadas com o desenvolvimento de produtos industriais. Parágrafo 4º - Permitir ao discente a produção - intelectual, criativa e projetual - sintonizada com o mercado de trabalho, bem como o desenvolvimento de projetos ligados à pesquisa ou Extensão, sob a supervisão do professor coordenador do laboratório e/ou docentes do Curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste - CAA/UFPE. CAPÍTULO V DOS OBJETIVOS: Art. 8º - São objetivos do LABDIER: Parágrafo 1º - Na docência: possibilidade de apoio às atividades de ensino envolvendo componentes curriculares projetuais, dentre outros, e que tenham estreita ligação com o design industrial, as engenharias e áreas correlatas. Parágrafo 2º - Na pesquisa: Realizar estudos investigativos e experimentais sistematizados multi, inter e transdisciplinares visando à combinação e complementariedade de áreas associadas ao desenvolvimento de produtos tais como design industrial, engenharias e áreas correlatas. Parágrafo 3º - Na extensão: Ofertar cursos de curta duração, realizar exposições de atividades desenvolvidas e prestar assessorias e consultorias técnicas aos setores produtivos da região a partir do estabelecimento de parcerias firmadas com empresas, fábricas, centros de pesquisas e desenvolvimento (P&D), de ciência e tecnologia, de inovação tecnológica e áreas correlatas. Dentro das linhas de Extensão da IES presentes no SIGPROJ, as atividades do LABDIER visam a sua inserção nos itens Desenvolvimento Tecnológico, Divulgação Científica e Inovação Tecnológica. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Prof. Sílvio Diniz de Lourenço Júnior (Coordenador) | * Pesquisa, extensão e suporte ao mercado nas áreas de: - Design e Energia; - Design Informacional; - Lighting Design; - m-Sendes(Mobile e Marketing); - Produtos Inteligentes. Informação complementar: O Laboratório Sendes foi criado com o intuito de discutir o papel do profissional de design frente as questões sociais, ambientais e tecnológicas da sociedade moderna. No dias atuais o conceito de ECODESIGN, baseia-se na redução de recursos não renováveis em projetos arquitetônicos, produtos e serviços, minimizando assim o impacto ambiental. Os princípios que norteiam este conceito estão expressos na: escolha de materiais de baixo impacto ambiental, menos poluentes, não tóxicos, de produção sustentável, renovado ou reciclado; Eficiência energética utilizando fontes de energia renovável e processos de fabricação e consumo com menos energia, de qualidade e durabilidade com produtos que tenham longa vida útil e funcionem melhor, a fim de gerar menos lixo. Outro ponto a ser observado no trabalho do designer é a apresentação da informação, visando assim contribuir com o aprendizado dos usuários enquanto se relacionam com o produto, reduzindo a carga de trabalho dos mesmos. Portanto, associado a estas preocupações, um grupo de profissionais do curso de Design do campus de Caruaru da UFPE criou uma área de abordagem interdisciplinar em Design e Engenharia. Com a introdução de conceitos e práticas de eficientização e de utilização de novas fontes de geração de energia elétrica, objetivando introduzir práticas didático-pedagógicas que aliem a inovação tecnológica às soluções do Design. Portanto, espera-se assim, formar um profissional aos paradigmas do século XXI contribuindo com a mudança do curso da civilização, respeitando a soberania dos povos e das nações. Deslocar, no curto espaço de tempo, o eixo da lógica, pois viver não é produzir sem fim e consumir o máximo que puder. A lógica deve ser em função do bem estar social, do exercício da liberdade e da cooperação entre os povos. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Profa. Nara Oliveira de Lima Rocha (Coordenadora) | * Otimizar a operacionalização de equipamentos de modelagem e desenho digitais para os alunos ligados, seja pelas disciplinas ou estágios obrigatórios, a projetos de pesquisa e extensão do Laboratório DigiModa; * Vivenciar a partir do ensino, pesquisa e extensão cada etapa do processo de criação e produção das peças de vesturário, desde o desenho de peças no computador até a impressão de moldes em papel madeira na plotter; * Permitir ao discente a experiência com programas de utilização em empresas de confecção, bem como o conhecimento da capacidade dos programas no auxílio das atividades previstas no real setor de criação e produção de vestuário, sob a supervisão do Prof. Coordenador do laboratório e/ou docentes do curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste - CAA. |
RESPONSÁVEL | PRESTAÇÃO DO SERVIÇO |
Prof. Daniel Baltar de Abreu Vasconcelos (Coordenador) | * Oferecer espaço para práticas curriculares dos cursos de pós-graduação ofertados pelo DHT; * Apoiar os Discentes e Docentes em suas atividades de pesquisa acadêmica ligadas ao Ensino da pós-graduação do DHT; * Servir de espaço de pesquisa dos alunos dos cursos de pós-graduação ofertados pelo DHT, para que os mesmos possam realizar as atividades de pesquisa e ensino requerido pelos professores de suas disciplinas e/ou cursos. * Servir de espaço de apoio aos pesquisadores do DHT; * Servir de espaço de apoio aos grupos de pesquisa cadastrados do DHT (alunos e professores); |