Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- UFPE lança edital para selecionar bolsistas tradutores intérpretes de Libras para semestre no Campus Recife
Notícias Notícias
UFPE lança edital para selecionar bolsistas tradutores intérpretes de Libras para semestre no Campus Recife
As inscrições já podem ser realizadas por meio de formulário on-line
Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de Graduação ou Pós-Graduação, e o público externo podem participar do processo seletivo destinado à contratação de bolsistas que vão atuar como Tradutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa (TILSP) durante o semestre letivo 2023.2 no Campus Recife. As inscrições já podem ser realizadas por meio deste formulário, conforme as instruções detalhadas no Edital nº 1/2024, que foi publicado no Boletim Oficial nº 17/2024 da UFPE.
Os tradutores intérpretes precisam ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para desenvolvimento das atividades, que ocorrem de fevereiro a julho de 2024. O valor da bolsa é de R$ 1 mil.
A divulgação dos resultados está prevista para os dias 6 de fevereiro (após entrevistas) e 8 de fevereiro de 2024 (final, após consideração dos recursos). As sete vagas serão distribuídas entre o turno da manhã e o da noite, respeitando a ordem de classificação e a necessidade do setor. Caso a pessoa não tenha disponibilidade no horário para o qual for convocada, ela poderá continuar no cadastro de reserva, aguardando a abertura de novas vagas durante um prazo de 12 meses (que pode ser prorrogado).
A UFPE realiza este processo seletivo simplificado por meio do Núcleo de Acessibilidade (Nace). O Setor de Acessibilidade Comunicacional do NACE é o responsável pela coordenação das bolsas, informando a quantidade, a disponibilidade e o local de atuação dos bolsistas.
O serviço de tradução e interpretação Libras/Português (e vice-versa) deve ser assegurado quando “houver discente surdo(a) em aulas da graduação; o(a) professor(a) surdo(a) ministrar aulas para ouvintes na graduação; houver docentes e/ou discentes surdos(as) em reuniões na Universidade, tais como: Plenos, Colegiados, reuniões etc. e da acessibilidade em materiais institucionais”.
Mais informações
Núcleo de Acessibilidade (Nace)
interpretes.nace@ufpe.br