FAQ FAQ
O AVA UFPE utiliza o Moodle, em sua versão 3.11, como plataforma. Ele é compatível com a maioria dos navegadores web disponíveis, porém, recomendamos o uso do Firefox. Ele não é compatível com o Internet Explorer.
Para uma melhor experiência, recomendamos que mantenha seu navegador atualizado, bem como os plugins a ele adicionados. A causa da maioria dessas atualizações é devido a uma falha de segurança que foi encontrada na versão anterior, mas já corrigida na versão mais atual.
Para acessar o AVA de Graduação, você precisa estar inscrito em algum curso de graduação na modalidade a distância, ou numa disciplina da graduação presencial cujo professor tenha solicitado uma Sala Virtual para apoio ao ensino.
O primeiro acesso é realizado utilizando seu CPF (somente números) no campo "Identificação de usuário" e no campo "Senha".
O AVA de Graduação da UFPE adota alguns critérios de complexidade para a senha do usuário. Esses critérios têm como objetivo dificultar o acesso de pessoas más intencionadas e proteger seus dados pessoais.
Assim, sua senha deve seguir alguns critérios de segurança:
- Deve ter ao menos 8 caracteres;
- Ao menos 1 número;
- Ao menos 1 letra minúscula;
- Ao menos 1 letra maiúscula;
- E ao menos 1 caractere não-alfanumérico (#@$%¨&*>+=).
Para isso, sugerimos algumas dicas para que você elabore senhas seguras:
- Use senhas fáceis de lembrar e difíceis de adivinhar: Escolha uma senha que você não precise anotar em papéis e nunca utilize letras ou números sequenciais, nem inclua informações pessoais, como nome ou data de nascimento.
- Evite "reciclar" senhas: Não utilize a mesma senha para várias contas, nem use "senha1", "senha2", em contas diferentes.
- Não compartilhe sua senha: Nem compartilhe suas informações pessoais, por telefone ou mensagens.
Para cadastrar uma nova senha, basta clicar no link Esqueceu o seu usuário ou senha? disponível na página de login do AVA de Graduação da UFPE. Na tela seguinte, no campo "Identificação de usuário", insira seu CPF (apenas números) e clique no botão "Buscar" logo abaixo desse campo.
O sistema automaticamente enviará uma mensagem para a sua conta de e-mail cadastrada, com as devidas instruções para inserir uma nova senha.
Verifique, na sua conta de e-mail, se a mensagem de recuperação de senha foi para o Spam ou para a Lixeira. Há muitos relatos sobre esse comportamento com as mensagens enviadas automaticamente pelo AVA de Graduação da UFPE.
Se, de fato, a mensagem de recuperação não chegou na sua conta de e-mail cadastrada, entre em contato conosco através do e-mail suporte.ead@ufpe.br e informe seu nome completo, CPF e curso vinculado.
As informações pessoais, como Nome ou Sobrenome, são retiradas diretamente do Sig@ UFPE.
Assim, se identificar algum erro em suas informações pessoais, entre em contato conosco através do e-mail suporte.ead@ufpe.br relatando o problema e informe seu nome completo, CPF e curso vinculado.
Em casos de problemas relacionados com o acesso ao Sig@ UFPE, orientamos que você entre em contato com a Secretaria Acadêmica do seu curso. Nós, do Suporte de T.I. da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital, não possuímos permissões para realizar tais verificações ou modificações nos perfis do Sig@ dos estudantes.
O pareamento AVA/Sig@ é realizado por meio de listas geradas automaticamente no Sig@ UFPE e, em seguida, inseridas no AVA de Graduação. Assim, orientamos que você entre em contato com a Secretaria Acadêmica do seu curso e relate o ocorrido. Eles verificarão se existe alguma pendência na sua matrícula (como "matrícula indeferida" ou "fila de espera") e entrarão em contato conosco para ajustar o espelhamento no AVA de Graduação da UFPE.
Nós, do Suporte de T.I. da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital, não possuímos permissões para realizar tais verificações nos perfis do Sig@ dos estudantes.
Para responder a um fórum de discussão no AVA de Graduação da UFPE é necessário que o Tutor ou Professor da disciplina abra um tópico. Outras vezes, a depender do desenho pedagógico adotado, o fórum pode estar fechado, por decisão do professor.
Em todos os casos, em primeiro lugar, entre em contato com o Professor ou Tutor da disciplina em questão, para verificar se um dos casos acima está acontecendo. Caso eles reportem que não há impedimentos, entre em contato conosco através do e-mail suporte.ead@ufpe.br relatando o problema e informe seu nome completo, CPF e curso vinculado.