Departamento de Letras
- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Artes e Comunicação (CAC)/
- Departamento de Letras/
- Todos os informes/
- UFPE lamenta o falecimento do professor José Alberto Miranda Poza
Centro de Artes e Comunicação (CAC)
- Departamento de Arquitetura e Urbanismo
- Departamento de Ciência da Informação
- Departamento de Comunicação Social
- Departamento de Design
- Departamento de Expressão Gráfica
- Departamento de Letras
- Departamento de Música
- Departamento de Artes
- Guaianases
- Comissão de Direitos Humanos
- NLC - Núcleo de Línguas e Culturas
- Galeria Capibaribe
UFPE lamenta o falecimento do professor José Alberto Miranda Poza
Ele foi chefe do Departamento de Letras e secretário de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread) da UFPE
A UFPE e, em especial, o Departamento de Letras lamentam o falecimento do professor José Alberto Miranda Poza. Ele foi admitido como docente na UFPE em 2005, progredindo na carreira até chegar a classe de professor titular. Poza atuou como docente no Departamento de Letras, especificamente no curso de licenciatura em Letras-Espanhol e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Também foi chefe do Departamento de Letras e secretário de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread) da UFPE.
O velório teve início hoje (17), pela manhã a partir das 9h, no Cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo, em João Pessoa (PB). O sepultamento acontecerá amanhã (18), em horário a ser definido.
Natural da Espanha, ele era graduado em Filologia (Licenciatura) com Especialização em Linguística Hispânica pela Universidad Complutense de Madrid (1986) e doutor em Filologia no Programa: Linguística Histórica, História da Língua e Crítica do Texto (Departamento de Língua Espanhola, Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Universidad Complutense de Madrid (1991).
De acordo com os colegas do Departamento de Letras, Alberto Poza teve uma contribuição fundamental para o fortalecimento do curso de Letras-Espanhol da UFPE, tendo atuado, ainda na criação e implementação dos cursos de Letras-Espanhol EAD e na idealização da Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas Hispânicas.
Na UFPE, ele foi coordenador de Permanência e Egresso na Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no período 2020-2021, coordenador-geral do Programa Universidade Aberta do Brasil na UFPE (2021), chefe do Departamento de Letras (2010-2013 e 2014-2016), subchefe pró-tempore do Departamento de Letras (2014), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (2016-2019), fundador e coordenador do curso de Letras-Espanhol EAD (2009-2010) e coordenador da Área de Língua Espanhola no Departamento de Letras da UFPE (2007-2009). Ele liderava um grupo de pesquisa reconhecido pelo CNPq que desenvolvia dois projetos na área de Linguística e de Literatura Espanhola.
Em suma, publicou 54 artigos em periódicos indexados e 128 trabalhos em Anais de eventos. Possui 57 capítulos de livro e 49 livros publicados. Participou de 329 eventos no Brasil e no exterior, apresentou 281 trabalhos, palestras e/ou seminários, orientou nove teses de doutorado, dois estágios de pós-doutoramento, 13 dissertações de mestrado, 10 projetos Pibic/UFPE/CNPq, 36 trabalhos de especialização e 29 TCCs de graduação.
Ele deixa, como sua contribuição mais recente, as obras intituladas “Sostenibilidad y ser humano: Naturaleza, campo y ciudad en la literatura española”, obra em dois volumes publicada em coautoria com a professora Cristina Bongestab (UEPB), sua também companheira de vida.
NOTAS DE SOLIDARIEDADE - “Sua firmeza e coragem sempre foram marcantes em sua trajetória acadêmica na UFPE e serviram de inspiração para os docentes, técnicos e discentes que conviviam com ele. Lamentamos o seu falecimento e manteremos na memória os momentos que vivenciamos com ele. Sua jornada acadêmica, suas produções científicas e suas ações ecoarão na UFPE através do Departamento de Letras por anos”, destacam os colegas do DL, em nota.
A Spread também divulgou nota lamentando o falecimento de seu secretário-geral. “Neste momento de dor e despedida, a Spread, por meio de sua administração, professores, funcionários e alunos, presta solidariedade aos familiares e amigos por esta irreparável perda. O professor Poza contribuiu significativamente para a educação a distância como docente, coordenador de curso e como secretário-geral da EAD na UFPE. Sua atuação foi pautada pelo compromisso de construir uma educação a distância pública de qualidade. Toda a equipe da Spread sente profundamente a partida de um importante gestor, e um ser humano admirável, cuja lembrança estará sempre permeada de carinho”, destacou Wellinson Vaz, secretário-geral interino da Spread.