Documentos e Procedimentos Documentos e Procedimentos
Calendário acadêmico MDU 2024 (Clique aqui)
Calendário acadêmico MDU 2023 (clique aqui)
Calendário acadêmico MDU 2022 (clique aqui)
Calendário acadêmico MDU 2021 (clique aqui)
Formulário Geral de Requerimento (clique aqui)
Requerer:
- Declarações Diversas (presença, conclusão etc.)
- Ofícios Diversos
- Aproveitamento de Disciplinas / Validação de Créditos
- Emissão de Diploma
- Carta de Apresentação (Clique aqui)
- outros
* As declarações de matrícula podem ser obtidas no SIGAA pelo próprio aluno
Matrícula e Orientação
Defesa de Tese e Dissertação
1. Ficha de constituição de banca: memorial e defesa - DOUTORADO
2. Ficha de constituição de banca: memoria e defesa - MESTRADO
A partir de maio/2021, a marcação da banca de qualificação e defesa deverá ser realizada pelo(a) orientador(a) por meio de cadastro no SIGA A, observando-se os prazos constantes do Calendário Acadêmico do MDU.
3. Parecer da banca examinadora: Qualificação Mestrado e Doutorado
4. Formulário para prorrogação de prazo, qualificação e defesa, Tese e Dissertação
5. Termo de autorização de depósito
6. Ficha de formação de banca - defesa de projeto de tese e dissertação (regimento de 2016)
Para realizar a matrícula, é necessário que o discente acesse o Portal do Discente Stricto Sensu. O portal é um módulo do SIGAA em que os discentes internos e externos dos Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu da UFPE realizam as atividades rotineiras no sistema, como “Realizar Matrícula”, “Consultar a Turma Virtual dos componentes em que está matriculado (notas, plano de aula, frequência, etc.)”, “Emissão de Documentos”, entre outras diversas funcionalidades que ao longo de sua vida acadêmica você poderá utilizar.
Quer conhecer as funcionalidades do Portal do Discente?
Consulte o Manual do Sistema (clique aqui)
Ainda não possui um usuário cadastrado?
Consulte o manual de Criar Login no SIGAA (clique aqui)
- Disciplina Isolada _Aluno especial
- Aproveitamento de créditos/disciplinas
- Instrução para Estágio Docência
- Instrução para defesa de Memorial de Qualificação
- Instrução para defesa de Tese e Dissertação
- Depósito de Tese ou Dissertação
- Expedição de Diploma
- Inclusão de atas,folhas de aprovação e pareceres após defesas
Documentos de Normalização no site do Sistema Integrado de Bibliotecas
https://www.ufpe.br/sib/
Modelo de teses e dissertações editável: https://www.ufpe.br/documents/
Modelo de teses e dissertações em PDF para conferência: https://www.ufpe.br/documents/
Manual de normalização: https://www.ufpe.br/documents/
DÚVIDAS: bib.bc@ufpe.br
Solicitar e-mail institucional
Para que os discentes da pós-graduação stricto sensu tenham acesso ao email institucional, eles devem criar um usuário na ferramenta de login único da UFPE, o UFPE-ID.
O(a) estudante deve acessar o link https://id.ufpe.br/ufpe-id/#!/ e criar o login/senha.
Para mais informações, acessar: https://otrs.ufpe.br/otrs/public.pl?Action=PublicFAQExplorer;CategoryID=56
Relatórios de Gestão
Relatório Gestão 2020 -2021 Profs. Cristina Araujo e Luiz Amorim
Normas do MDU
- Regimento Interno do Curso _ B.O UFPE, v.51, n.29, 2016 (clique aqui)
- Regimento Interno do Curso _em vigor a partir de 26/08/20 (clique aqui)
- Novo Regimento Interno do Curso - B.O. UFPE127-2024, em vigor a partir de 25/07/2024 (clique aqui)
- Normas Gerais para Concessão e Manutenção de Bolsas Institucionais - CAPES e CNPQ_ aprovada em 25/02/22 (clique aqui)
- Breve guia de procedimentos para defesa de teses e dissertações por videoconferência para o contexto da pandemia do Covid-19 (clique aqui)
ATAS DE COLEGIADO
- Atas de Colegiado de 2019 (Gestão Prof. Julieta Leite e Renata Cabral)
- Atas de Colegiado de 2020 (Gestão Prof. Cristina Araujo e Luiz Amorim)
- Atas de Colegiado de 2021 (Gestão Prof. Cristina Araujo e Luiz Amorim)
- Atas de Colegiado de 2022 (Gestão Prof. Natália Miranda Vieira de Araújo)
- Ata nº1 ORDINÁRIA Ata nº1- Extraordinária
- Ata nº2 ORDINÁRIA Ata nº2- Extraordinária
- Ata nº3 ORDINÁRIA Ata nº3- Extraordinária
- Ata nº4 ORDINÁRIA Ata nº4- Extraordinária
- Ata nº5 ORDINÁRIA Ata n°5- Extraordinária
- Ata n°6 ORDINÁRIA
- Ata nº7 ORDINÁRIA
- Ata nº8 ORDINÁRIA
- Ata nº9 ORDINÁRIA
- Ata nº10 ORDINÁRIA
- Atas de Colegiado de 2023 (Gestão Prof. Natália Miranda Vieira de Araújo)
- Ata nº1 ORDINÁRIA Ata nº1 - Extraordinária
- Ata nº2 ORDINÁRIA Ata nº2 - Extraordinária
- Ata nº3 ORDINÁRIA Ata nº3 - Extraordinária
- Ata nº4 ORDINÁRIA Ata nº4 - Extraordinária
- Ata nº5 ORDINÁRIA Ata nº5 - Extraordinária
- Ata n°6 ORDINÁRIA
- Ata nº 7 ORDINÁRIA
- Ata nº 8 ORDINÁRIA
- Ata nº 9 ORDINÁRIA
- Ata nº10 ORDINÁRIA
Atas de Colegiado de 2024 (Gestão Prof. Natália Miranda Vieira de Araújo)
- Ata nº1 ORDINÁRIA Ata nª1 EXTRAORDINÁRIA
- Ata nº2 ORDINÁRIA Ata nº2 EXTRAORDINÁRIA
- Ata nº3 ORDINÁRIA Ata nº3 EXTRAORDINÁRIA
- Ata nº4 ORDINÁRIA Ata nº4 EXTRAORDINÁRIA
- Ata nº5 ORDINÁRIA Ata nº5 EXTRAORDINÁRIA
- Ata nº6 ORDINÁRIA Ata nº6 EXTRAORDINÁRIA
- Ata nº7 ORDINÁRIA Ata nº7 EXTRAORDINÁRIA
- Ata nº8 ORDINÁRIA Ata nº8 EXTRAORDINÁRIA
- Ata nº9 ORDINÁRIA Ata nº10 EXTRAORDINÁRIA
Portarias CAPES/MEC
Portaria Nº36 de 19.03.20_Dispõe sobre a suspensao excepcional dos prazos para defesa de dissertação ou tese
Legislação PROPG
- Resoluções, Portarias, Norma e Ofícios (link para a página da PROPG)
- Resolução Nº19/20 CEPE_Disciplina Programas de pós-graduação stricto sensu na UFPE
- Resolução Nº06/20 CEPE_Estabele as diretrizes do ensino remoto em carater temporário
- Resolução Nº20/20 CEPE_Altera a redação do Art. Nº 7 da Resolução 6/2020
- Resolução Nº 05/21 CEPE_Estabelece as diretrizes das atividades acadêmicas da pós-graduação stricto sensu, no contexto da pandemia da COVID-19 e dá outras providências
Comitê de Ética em Pesquisa UFPE
- Instrução Normativa 01/2019- Normas gerais para manutenção e concessão de bolsas institucionais para mestrado e doutorado
- Instrução Normativa 01/2021-estabelece diretrizes para as ações de credenciamento e recredenciamento e descredenciamento de docentes no Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE
- Instrução Normativa 01/2022 - Normas gerais para manutenção e concessão de bolsas institucionais para mestrado e doutorado - atualizando a Instrução Normativa 01/2019.