Mestrado Profissional em Administração (MPA)
Procedimentos e Formulários Procedimentos e Formulários
Pré-Requisito:
- Ter cumprido no mínimo 75% dos créditos (18 créditos = 9 disciplinas de 2 créditos cada) oferecidos no Curso de Mestrado Profissional em Administração.
Descrição das Ações:
ATENÇÃO: Seguir rigorosamente este procedimento, sob o risco de não defender o Projeto no prazo agendado.
1. O Aluno deverá levar/enviar por e-mail à Secretaria do MPA o formulário de “Agendamento de Defesa de Projeto” totalmente preenchido e assinado pelo mesmo e seu Orientador. O prazo para entrega/envio deste formulário é de no mínimo 10 dias antes da data agendada.
2. Junto ao formulário, o aluno deverá entregar na Secretaria uma cópia do Projeto em formato digital (CD). Neste mesmo dia o aluno receberá a carta convite de cada Examinador que deverá ser entregue junto com o respectivo exemplar do Projeto.
3. De posse destas informações, a Secretaria do MPA reservará um local para a Defesa do Projeto e informará ao aluno o local reservado via e-mail.
4. O aluno deverá entregar uma cópia do Projeto (junto à carta convite entregue pela Secretária conforme o item 2°) para cada professor participante da Banca, até uma semana antes do dia da Defesa.
5. No dia da Defesa, o aluno deverá chegar com uma hora de antecedência ao local informado pela Secretária do MPA.
6. A Secretaria do MPA disponibilizará data show e notebook (com os devidos cabos) e água. Além de uma pasta contendo os seguintes documentos:
a) Parecer de Defesa de Projeto;
b) Declaração de participação de cada Docente da Banca Examinadora;
c) Canetas para uso da Banca Examinadora.
7. Após a Defesa, ainda no local, cada Examinador deverá assinar o Parecer de Defesa de Projeto. Cada um deve também pegar sua respectiva Declaração de participação da Banca Examinadora.
8. Após aquela etapa, o aluno deverá se dirigir à Secretaria levando a pasta com o Parecer de Defesa de Projeto preenchido e assinado.
Na Secretaria o aluno poderá se informar sobre as etapas necessárias para a Defesa da Dissertação ou por meio do "Procedimento para Defesa da Dissertação".
Anexos:
Descrição das Ações:
ATENÇÃO: Seguir rigorosamente este procedimento, sob o risco de a solicitação de prorrogação (Projeto ou Dissertação) do aluno não ser aceita pelo Colegiado.
1. O Aluno deverá levar/enviar por e-mail à Secretaria do MPA o formulário de “Solicitação de Prorrogação” totalmente preenchido e assinado pelo mesmo e seu Orientador. A assinatura do Orientador também poderá ser feita por meio de email (assinatura digital), onde o mesmo deverá ter conhecimento e concordar com a solicitação.
2. O formulário de Solicitação de Prorrogação deverá ser um dos assuntos discutidos na reunião de Colegiado, onde será decidido se a solicitação será aceita ou não e qual será o prazo máximo para a Defesa, tanto do Projeto, quanto da Dissertação, a depender da solicitação.
3. Após entregar o formulário, o aluno deverá aguardar o email da Secretaria informando se a Solicitação de Prorrogação foi aceita ou não, e o prazo máximo para a sua Defesa.
Anexos:
Pré-Requisito:
- Integralização de 24 créditos (dentro destes créditos o aluno deve cumprir 60 horas em disciplinas de Metodologia de Pesquisa);
- Ter realizado a Defesa do Projeto com a menção de “aprovado” ou “em exigência”, e neste caso, deverá ter realizado as modificações no tempo previsto decidido pela Banca Examinadora.
Descrição das Ações:
ATENÇÃO: Seguir rigorosamente este procedimento, sob o risco de não defender a Dissertação no prazo agendado.
1. O Aluno deverá levar/enviar por e-mail à Secretaria do MPA o formulário de “Agendamento de Defesa de Dissertação” totalmente preenchido e assinado pelo mesmo e seu Orientador. O prazo para entrega/envio deste formulário é de no mínimo 20 dias antes da data agendada.
2. Junto ao formulário, o aluno deverá entregar na Secretaria 1 (uma) cópia da Dissertação em formato digital (CD).
OBSERVAÇÃO: É facultativo, ao aluno, o oferecimento de Coffee Break (lanche) no dia da Defesa da Dissertação. Vale ressaltar que esta prática é culturalmente realizada no dia da Defesa de Dissertações das Universidades, em geral.
Caso o aluno opte por oferecer o Coffee Break, deverá informar à Secretária do MPA para que a mesma providencie um local adequado para o evento.
3. De posse destas informações, a Secretaria do MPA reservará um local para a Defesa da Dissertação e enviará um email convidando todos os alunos e mestres do Curso de Mestrado Profissional em Administração para participar deste dia, considerado um evento importante e público. Este email será enviado com cópia para o aluno, informando local, data e horário do evento.
4. O aluno deverá entregar uma cópia da Dissertação apenas em aspiral (não encadernada em capa dura) para cada professor participante da Banca, até uma semana antes do dia da Defesa.
5. No dia da Defesa, o aluno deverá chegar com uma hora de antecedência ao local informado pela Secretária do MPA.
6. A Secretaria do MPA disponibilizará data show e notebook (com os devidos cabos), mesa para a Banca Examinadora e água, além de uma pasta contendo os seguintes documentos:
a) Ata da Defesa de Dissertação;
b) Folha de Aprovação;
c) Declaração de participação de cada Docente da Banca Examinadora;
d) Normas do MPA sobre a avaliação de dissertações - para consulta;
e) Resolução N°10/2008 que estabelece as normas para a criação, coordenação, organização e funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de Pernambuco - para consulta;
f) Regimento do Mestrado Profissional em Administração - para consulta;
g) Canetas para uso da Banca Examinadora.
7. Após a Defesa, ainda no local, cada Examinador deverá assinar a Folha de Aprovação e Ata de Defesa da Dissertação. Cada um deve também pegar sua respectiva Declaração de participação da Banca Examinadora.
8. Após aquela etapa, o aluno deverá se dirigir à Secretaria levando a pasta com as normas, canetas e, principalmente, a Folha de Aprovação e Ata da Defesa assinadas.
9. Ainda na Secretaria, o aluno receberá o Histórico e a declaração que defendeu a Dissertação (estes documentos apenas serão entregues caso o aluno tenha sido considerado aprovado pela Banca Examinadora).
10. Na Secretaria o aluno poderá se informar sobre as etapas necessárias para a entrega da versão final da Dissertação ou por meio do "Procedimento para entrega da versão final".
Anexos:
- Procedimento para defesa de dissertação
ATENÇÃO: A expedição do diploma está condicionada ao depósito da versão final na Biblioteca Central e outras providências descritas neste procedimento, no prazo máximo de 1 (um) ano após a respectiva defesa (fonte: Art. 1° da Resolução N°16/2016).
Pré-Requisito:
- Realizar todas as modificações na Dissertação, sugeridas pela Banca Examinadora, dentro do prazo estipulado pelos Examinadores no dia da Defesa da Dissertação.
Documentos de referência:
- Resolução N° 16/2016 – B.O. UFPE, 51 (095 ESPECIAL): 01 – 39 14 DE SETEMBRO DE 2016.
- Resolução N° 3/2007 do CCEPE.
Descrição das Ações:
1. Após a Defesa da Dissertação, o Aluno deverá agendar e fazer uma revisão junto ao seu Orientador, considerando os ajustes necessários propostos pela banca Examinadora no dia da defesa.
2. Após a revisão, o Orientador (ou o aluno com cópia para o orientador) deverá enviar um email para a Secretaria do MPA, solicitando a liberação da Folha de Aprovação.
3. Após o recebimento do email solicitando liberação da Folha de Aprovação, a Secretária do MPA enviará um e-mail para o aluno informando que o mesmo poderá buscar a original da Folha de Aprovação e a cópia autenticada da Ata de Defesa da Dissertação.
OBSERVAÇÃO: Neste mesmo momento, a Secretária do MPA também enviará por e-mail uma cópia da Folha de Aprovação sem assinaturas para que o aluno inclua em cada cópia de sua Dissertação em formato digital (CD).
- A entrega da Folha de Aprovação poderá ser feita por meio de uma procuração assinada pelo requerente constando nome e RG da pessoa encarregada.
4. O aluno deverá enviar, por email ( csa_reference@yahoo.com.br), a versão final de sua Dissertação para a Biblioteca Setorial do CCSA/UFPE (fone: 2126-8881 / 2126-8364) visando à confecção da Ficha Catalográfica. Após envio, aguardar o retorno deste email com o encaminhamento do referido documento.
5. O aluno deverá fazer as seguintes cópias:
- 2 (duas) cópias da Dissertação, cada uma em um CD, no formato PDF. Em cada arquivo da Dissertação deverá ser incluída a Folha de Aprovação que foi enviada previamente (sem assinaturas) e uma cópia da Ficha Catalográfica (esta ficha será incluída no verso da folha de rosto). Estes 2 (dois) exemplares são obrigatórios e têm os seguintes destinos: 1 (um) para a Biblioteca e 1 (um) para a Secretaria do MPA.
ATENÇÃO para as orientações abaixo:
-> Estes CDs devem ser entregues dentro de uma capa de acrílico própria para CD.
-> Os arquivos devem ser nomeados conforme o modelo: DISSERTAÇÃO (ANO-MÊS-DIA) – NOME COMPLETO.
6. Após realizar as etapas anteriores, se dirigir à Biblioteca Central/UFPE munido de:
a) 1 (uma) cópia no formato digital em PDF em um CD, arquivo único;
b) Folha de aprovação original;
c) Ata de Defesa da Dissertação (cópia autenticada).
7. Ainda na Biblioteca deverá assinar os seguintes documentos:
a) Autorização de Publicação Eletrônica,
b) Recibo de Depósito,
c) Documento Nada-Consta.
- O aluno não poderá esquecer-se de sair da Biblioteca portando o Recibo de Depósito e o Nada-Consta.
8. Após assinar e adquirir os documentos na Biblioteca, o aluno deverá se dirigir à Secretaria do MPA e entregar a seguinte documentação:
a) Recibo de Depósito na Biblioteca Central/UFPE;
b) Documento Nada-consta (fornecido pela Biblioteca Central);
d) 1 (uma) versão digital da Dissertação em CD no formato PDF.
OBSERVAÇÃO: Depois de entregar toda a documentação solicitada pela Secretaria do MPA (etapa "8" do "Procedimento para entrega da versão final"), o aluno deverá enviar para o email mpadm.ufpe@gmail.com o Relatório Executivo, em formato PDF. O aluno também deverá atualizar seu Currículo Lattes incluindo esta produção técnica.
Links importantes:
- Orientações para entrega de Teses e Dissertações (Bibioteca Central) - Orientações para entrega de Teses e Dissertações (Biblioteca Central)
Anexos:
Pré-Requisito:
- Integralização de 24 créditos (dentro destes créditos o aluno deve cumprir 60 horas em disciplinas de Metodologia de Pesquisa);
- Elaboração e Defesa do Projeto de Dissertação;
- Defesa da Dissertação
- Ter cumprido todas as etapas do "Procedimento para entrega da versão final" acima.
Colação de Grau
A Colação de Grau poderá ser realizada de forma conjunta ou em separado.
- Caso o aluno opte em Colar Grau em conjunto, segue abaixo algumas informações sobre este evento:
a) A Cerimônia de Colação de Grau Conjunta é uma solenidade com duração de no mínimo 3 horas e a assinatura das atas só acontecerá após o encerramento da solenidade. Esta solenidade será extensiva a todos os Mestres e Doutores da UFPE.
b) A Colação de Grau Conjunta acontece duas vezes ao ano e as datas serão informadas previamente pela Secretaria do MPA junto à documentação exigida, caso necessário.
- Caso o aluno deseje/necessite uma Colação de Grau em separado, mais ágil, deverá entregar na Secretaria uma solicitação da empresa onde trabalham justificando esta urgência. Como, por exemplo, uma iminência de uma promoção e a condição deve ser a titulação como Mestre Profissional em Administração.
Anexos:
Pré-Requisito:
- Ter Colado Grau no curso de Mestrado Profissional em Administração.
Descrição das Ações:
- Seguir rigorosamente este procedimento, sob o risco de o Diploma não ser expedido ou ser expedido além do prazo previsto.
O Aluno deverá levar à Secretaria do MPA a seguinte documentação:
Cópia Autenticada em Cartório de:
- Cédula de Identidade;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- CPF;
- Comprovante de voto da última eleição ou Quitação Eleitoral;
- Título de Eleitor.
OBSERVAÇÃO: O Diploma será expedido dentro do prazo de 1 ano. Mas poderá ser expedido com maior rapidez se o aluno trouxer algum documento que comprove o pedido de urgência para a entrega do Diploma. Se for solicitado com urgência, o Diploma será expedido em no máximo 2 meses.
Anexos: