Destaques Destaques

Voltar

Univerciência aborda truque matemático, consórcio entre tomate e manjericão e mapeamento de terreiros

Programa é exibido hoje (10), às 20h, na TVU, canal 11.1

Hoje (10), às 20h na TVU, canal 11.1, o programa Univerciência vai mostrar um aplicativo desenvolvido que ajuda na detecção precoce do câncer de mama e que técnicas de mágica podem ser utilizadas para facilitar o ensino da matemática no ensino básico. No programa, uma reportagem abordará que cientistas analisam alternativas para o cultivo do tomate e do manjericão a partir de técnicas de consórcio e adubação orgânica e outra divulgará um estudo que busca compreender a intolerância religiosa sofrida pelos terreiros de candomblé. O programa também é transmitido na internet.

Na Universidade Federal do Ceará, pesquisadores da Faculdade de Medicina estão desenvolvendo um aplicativo de celular, capaz de auxiliar na detecção precoce do câncer de mama. Nele, será apresentado um questionário que pode indicar o grau de risco para o câncer de mama em cada paciente. A ferramenta poderá ser acessada em dispositivos com sistema Android e iOS.

Um professor do programa de mestrado em Matemática da Universidade Federal de Sergipe, no Campus de Itabaiana, criou um conjunto de fórmulas mágicas para facilitar o ensino da disciplina na Educação Básica.

Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual da Bahia, em Juazeiro, analisa alternativas para o cultivo de tomate e de manjericão com uma técnica de baixo custo, unindo as plantações em um único local. Para isso, são utilizadas técnicas de consórcio e de adubação orgânica.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, conduziram um estudo a fim de analisar as condições sociais e estruturais dos terreiros de candomblé, religião de matriz africana. Intitulado “Mapeamentos de Terreiros”, a pesquisa foi realizada na região conhecida como Bacia Águas do Leste, no sul da Bahia, e buscou entender aspectos da resistência, e de que forma esses espaços lidam com a intolerância religiosa ao longo dos anos.

O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no Nordeste. Criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O conteúdo produzido pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 27 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente na internet por cada TV e universidades participantes, e a partir da nova parceria com a TV Brasil, o potencial de alcance chega a 180 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, as instituições que produzem o Univerciência contam com mais de 800 mil pessoas, além de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

Data da última modificação: 10/10/2024, 14:31