Grupos de Pesquisa
LINHA | GRUPOS DE PESQUISA |
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BREVE DESCRIÇÃO
LINHA 1. PROCESSOS BÁSICOS EM PSICOLOGIA E NEUROCIÊNCIAS | |
LabVis | LabVis | Laboratório de Percepção Visual Humana | Criado em 1987, o LabVis tem o objetivo de conduzir experimentos on-line para mensurar a Função de Sensibilidade ao Contraste de Frequências Espaciais, FSC, no sistema visual humano. Concentra-se em três tópicos centrais: (1) percepção de contraste de diversas configurações de estímulos considerados fundamentais no processamento visual humano; (2) alterações da percepção de forma e tamanho, assim como da percepção auditiva, em pacientes portadores de esquizofrenia como ferramentas de teste e diagnóstico auxiliar; e (3) percepção de faces, incluindo a Ilusão de Múltiplas Configurações de Formas, anteriormente chamada de Fenômeno de Muitas-Faces descoberto no LabVis-UFPE.
Instagram: @labvisufpe |
LNeC | Laboratório de Neurociência Cognitiva | Criado em 2013, o LNeC é caracterizado como um espaço destinado ao desenvolvimento de pesquisas na interface entre a Psicologia e as Neurociências, com ênfase no estudo de processos e fenômenos relacionados à percepção e cognição humana. Dentre os objetos de investigação, desenvolve pesquisas em temas diversos, dentre os quais destacam-se os estudos sobre: a) processamento visual de formas e contraste em portadores de transtornos neuropsiquiátricos e parentes não acometidos; c) disturbios de aprendizagem associados a alterações visuo-perceptuais. b) alterações atencionais e perceptuais relacionadas ao uso/abuso de substâncias psicotrópicas; c) efeitos terapêuticos e capacidades de auto-regulação promovidos pelo treinamento em Bio/Neurofeedback; d) modulações recíprocas entre afeto e cognição; e) Neurociência aplicada ao esporte e exercício. | |
| LPNeC | Laboratório e Grupo de Pesquisa em Percepção, Neurociências e Comportamento | Criado em 2002, o LPNeC procura, por meio de suas pesquisas, caracterizar e avaliar prejuízos sensoriais, cognitivos e neuropsicológicos em crianças, adultos e idosos relacionados a desnutrição, dislexia, enxaqueca, epilepsia, acidente vascular cerebral, depressão, esquizofrenia, esclerose múltipla, dependência química, ingestão moderada de álcool, quimioterapia, antidepressivos e antipsicóticos. Suas metas são: estabelecer parâmetros para algumas populações; desenvolver teste ou metodologia capaz de diagnosticar certos transtornos em seu estágio inicial e acompanhar a evolução. |
LINHA 2. PROCESSOS SOCIOINTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO | |
LabInt | LabInt | Laboratório de Interação Social Humana | Criado em 1989, o LabInt tem o objetivo de fortalecer as linhas de pesquisa sobre interação social humana, sua repercussão em processos de aquisição do conhecimento e em práticas institucionais, incrementando a produção científica nesta área.
Instagram: @labintufp
Site: https://sites.ufpe.br/labint/
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NUFOPE – Núcleo de Formação de Professores – criado em 2011, o NUFOPE é cadastrado na plataforma do CNPq. Inicialmente se dedicava, exclusivamente, às ações voltadas à formação dos professores da UFPE. Desde 2021, ampliou seu escopo e tem o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas na área da psicologia na educação e suas relações com fenômenos educativos macro e microssociais que envolvem a docência, as aprendizagens, a dimensão relacional das práticas sociais e os processos educacionais em todos os níveis de escolarização com vistas à saúde mental, qualidade de vida e desenvolvimento humano em sua integralidade. Docentes que integram o NUFOPE: Fatima Maria Leite Cruz, Isabela Amblard, Flávia Pereira, Sandra Ataíde. | |
LINHA 3. PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, PODER E PRÁTICAS COLETIVAS | |
| Gema | Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades | Fundado em 1998, o GEMA tem por objetivo desenvolver ensino, pesquisa e extensão universitária, a partir do enfoque feminista de gênero, atuando no campo da saúde e direitos humanos, especialmente em temas relativos aos direitos sexuais e reprodutivos, a partir de uma leitura psicossocial. No plano da formação acadêmica, este grupo integra estudantes em nível de graduação e pós-graduação, envolvidos em projetos que buscam articular ensino-pesquisa e extensão, por meio de projetos coletivos e de iniciativas de Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado. Junto à população em geral, o Gema busca contribuir para a promoção dos direitos humanos e da equidade de gênero no contexto da saúde, por meio de intervenção social direta e apoio aos movimentos sociais, possibilitando a construção de outros sentidos e práticas psicossociais no campo das relações de gênero, maximizando, assim, os esforços das instituições parceiras. |
| Gepcol | Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas | Fundado em 2006, o GEPCOL objetiva investigar as configurações do poder em diferentes dimensões das relações sociais e práticas coletivas, nos contextos culturais, sociais e políticos, nas quais estão inseridas tais práticas, no meio urbano e rural. No plano teórico, a interdisciplinaridade busca enriquecer as análises com base em diferentes perspectivas sobre os objetos de pesquisa e a promoção do diálogo entre as ciências sociais na construção do conhecimento. Institucionalmente, o grupo tem o compromisso de fortalecer as relações entre atores sociais diversos (movimentos sociais, entidades, ONG) e a UFPE. |
LabEshu | LABESHU | Laboratório de Estudos da Sexualidaade Humana | Criado em 2006, o grupo que o integra tem por missão desenvolver estudos e pesquisas que possam contribuir para a construção de respostas às violações de direitos e agravos em saúde referidos ao sexual.
Site: www.labeshu.com.br |
Grupo Frestas | Criado em 08/03/2018 por docentes do Departamento de Psicologia da UFPE, o Grupo Frestas tem como objetivo realizar ações de construção e transmissão de conhecimentos cujos objetos/fenômenos são identificados desde a Psicologia. Integrado numa ética pautada na defesa dos direitos humanos e na emancipação da pessoa, fazem parte dos pressupostos o respeito às liberdades democráticas e à igualdade cidadã. Situa-se em campo epistemológico com aportes de teoria crítica e teorias feministas. Prioriza trabalhos de pesquisa e extensão nos campos da formação de psicólogas/os e trabalho, saúde e subjetividade.
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