Navegação Navegação
Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, com seus cursos de Mestrado e Doutorado, é um programa acadêmico que visa à formação de quadros profissionais altamente qualificados, tendo como propósito que seus egressos sejam capacitados ao exercício de funções acadêmicas, administrativas e de gestão, com alto grau de expertise, podendo atender às demandas de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
Formulário de divulgação de congressos e publicações dos discente PROPAD
Formulário de divulgação de congressos e publicações dos discente PROPAD
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Para divulgação das participações dos discentes em congressos e publicações em revistas e jornais, foi desenvolvido um formulário para tornar publico o conhecimento sobre o desenvolvimento dos discentes, para ter sua publicação ou participação em congresso divulgada é necessário o preeenchimento das devidas informações do forms a seguir:
Processo Seletivo 2024
Processo Seletivo 2024
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Informamos que foi publicado no B.O 139-2023, o Edital de seleção 2024 para os cursos de Mestrado e Doutorado. A inscrição deve ser realizada no portal público de processos seletivos do SIGAA, buscar "PROPAD" (https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto), entre 01/09/2023 e 03/11/2023, das 00 às 20 horas.
Resultado da Etapa 1 – Avaliação e Defesa do Pré-projeto de Dissertação (ADPPD);
Resultado da Etapa 1 – Avaliação e Defesa do Pré-projeto de Tese (ADPPT);
- DIVULGAÇÃO DAS DATAS (DIAS, HORÁRIO E LOCAL) DA ETAPA 1: BANCAS DE AVALIAÇÃO E DEFESA DOS PRÉ-PROJETOS DE DISSERTAÇÃO E TESE - LINHA GO;
- RESULTADO DAS INSCRIÇÕES - DOUTORADO
- RESULTADO DAS INSCRIÇÕES - MESTRADO
- RESULTADO DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO- SELEÇÃO 2024;
- EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO – ANO LETIVO 2024 (COM TODAS AS RETIFICAÇÕES);
- 3ª RETIFICAÇÃO (BO 185) - EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO – ANO LETIVO 2024;
- 2ª RETIFICAÇÃO (BO 148) - EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO – ANO LETIVO 2024;
- 1ª RETIFICAÇÃO (BO 144)- EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO – ANO LETIVO 2024;
- EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO – ANO LETIVO 2024 (BO 139).
Horário para aulas 2023.2 - PROPAD
Horário para aulas 2023.2 - PROPAD
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 2023.2
SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 2023.2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Sobre as matrículas, todas as instruções serão enviadas por e-mail aos cadidatos aprovados na seleção. E deverão acontecer entre os dias 01/08/2023 a 03/08/2023.

PCI - Programa de Cooperação Interinstitucional PROPAD/UFPE e Universidade Federal de Roraima (UFRR)
PCI - Programa de Cooperação Interinstitucional PROPAD/UFPE e Universidade Federal de Roraima (UFRR)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
PCI - Programa de Cooperação Interinstitucional PROPAD/UFPE e Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Publicações dos resultados abaixo:
- Formulário para Pré-Matrícula dos candidatos aprovados e classificados;
- Resultado Final (Alunos aprovados e classificados);
- Resultado da Etapa 3 - Avaliação do resultado do Teste ANPAD;
- Resultado da Etapa 2 - Avaliação do Curriculum Vitae;
- Resultado da Etapa 1 – Avaliação e Defesa do Pré-projeto de Dissertação;
- Ordem de apresentação para Etapa 1 – Avaliação e Defesa do Pré-projeto de Dissertação;

EDITAL BOLSAS 2023
EDITAL BOLSAS 2023
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
- Entre os dias 14 e 17/02/2023 – envio dos pedidos de concessão de bolsas (novos pedidos e renovação) - pelo Formulário Google, disponível no site do PROPAD (Requerimento + documentos comprobatórios);
- Entre os dias 23 e 24/02/2023 – Avaliação dos documentos recebidos via googleforms pela secretaria;
- Até 27/02/2023 – Validação dos rankings pela comissão;
- Até 01/03/2023 – Divulgação dos rankings no site do Programa;
- Entre os dias 01 e 03/03/2023 – Prazo para apresentação de recurso.
PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE)
PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Edital de Seleção Interna para Programa Doutorado Sanduíche no Exterior
Documentos Relacionados:
- Edital PROPAD PDSE 2023
- Anexo II - Plano de Pesquisa no Exterior
- Anexo II - Requisitos de Proficiência
- Anexo III - Encaminhamento de Candidaturas
- Edital CAPES nº 44/2022 PDSE
- Plano de Internacionalização da UFPE
- Portaria CAPES nº 289/2018 - Regulamento para bolsas no exterior
- Portaria CAPES nº 01/2020 - Valores
- Portaria CAPES nº 202/2017 - Adicional localidade

SELEÇÃO PARA ALUNOS REGULARES 2023 - PROPAD
SELEÇÃO PARA ALUNOS REGULARES 2023 - PROPAD
DIVULGAÇÃO DAS PRÉ-MATRÍCULAS
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL APÓS RECURSOS
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR
RESULTADO PRELIMINAR - MESTRADO - RETIFICADO
RESULTADO PRELIMINAR - DOUTORADO
ETAPA - 3
RESULTADO ETAPA 3 - AVALIAÇÃO DO CV - MESTRADO.
RESULTADO ETAPA 3 - AVALIAÇÃO DO CV - DOUTORADO.
ETAPA - 2
RESULTADO ETAPA 2 - TESTE ANPAD - MESTRADO.
RESULTADO ETAPA 2 - TESTE ANPAD - DOUTORADO.
ETAPA - 1
ORDEM DE APRESENTAÇÃO DOS PRÉ - PROJETOS DE PESQUISA
Ordem de apresentação dos pré-projetos de pesquisa - GO
Ordem de apresentação dos pré-projetos de pesquisa - O&S
RESULTADO DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:
ATENÇÃO!!!
O PRAZO PARA RECURSO DO RESULTADO DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES, SEGUE CONFORME ESTABELECIDO NO EDITAL DO DIA 08/11/22 ATÉ O DIA 10/11/22.
PARA SOLICITAR O RECURSO, O CANDITADO DEVE FUNDAMENTAR O SEU PEDIDO DE ACORDO COM O EDITAL E ENVIAR DENTRO DO PRAZO ESTABELECIDO PARA O E-MAIL: SELECAO.PROPAD@UFPE.BR
FOI DIVULGADO, DIA 26/08/2022, O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2022-PROPAD NO BOLETIM OFICIAL 154/2022/ UFPE- CONTENDO AS NORMAS DO CONCURSO PÚBLICO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO- ANO LETIVO 2023.
LINK DO EDITAL ABAIXO:
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO – ANO LETIVO 2023
- INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
FIQUEM ATENTOS !!!
É imprescindível consultar o Edital para obter informações completas:
Da Documentação para Inscrição:
Para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) é necessário:
-
Ficha de Inscrição devidamente preenchida, na forma do ANEXO I, disponível em formulário do Google Forms, em link no site do Programa.
-
Para brasileiros: identificação civil (Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho ou Carteira Profissional ou Passaporte ou Identificação Funcional); CPF; Comprovante de Quitação com o serviço militar, se do sexo masculino; e Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo site do TSE (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de- quitacao-eleitoral) ou pelos cartórios eleitorais.
Para estrangeiros: apenas passaporte.
-
Resultado do Teste da ANPAD – Orientação Acadêmica, a partir de 2020, com pontuação mínima Geral de 240 pontos, para o Mestrado, e 300 pontos, para o Doutorado. Não serão aceitos resultados do Teste da ANPAD da modalidade profissional.
-
Uma fotografia contendo 354X472 pixels ou resolução 300 dpi.
-
Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), conforme procedimento para emissão de boleto bancário (ANEXO II). Para candidatos/as estrangeiros/as, esta taxa pode ser paga em até 3 (três) meses após a matrícula e início do curso.
Além dos documentos acima, os/as candidatos/as deverão instruir o requerimento de inscrição conforme as seguintes indicações, em um único arquivo em PDF:
-
Pré-projeto de dissertação (p/ mestrado) ou Pré-projeto de tese (Doutorado);
-
Diploma ou declaração de conclusão de Curso de graduação plena ou modalidade Tecnológica (p/ mestrado) ou Diploma ou declaração de conclusão de Mestrado (p/ doutorado)
-
Curriculum Vitae (CV), com documentos comprobatórios ;
-
Histórico escolar de Curso de Graduação (para candidatos/as ao Curso de Mestrado) e de Curso de Graduação e de Curso de Mestrado (para candidatos/as ao Curso de Doutorado).
-
Comprovante de proficiência em língua inglesa, realizada não antes de 2019 , para doutorado.
O Processo seletivo ( mestrado e doutorado) é composto por 3 etapas:
-
Etapa 1 – Avaliação e Defesa do Pré-projeto (etapa eliminatória);
-
Etapa 2 - Avaliação do resultado do Teste da ANPAD (etapa classificatória);
-
Etapa 3 – Avaliação do Curriculum Vitae (etapa classificatória).
ATENCIOSAMENTE,
EQUIPE PROPAD/UFPE!!!
Revista Gestão.Org
Revista Gestão.Org
Acesse o conteúdo da revista em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/
Destaques Destaques
Eventos Eventos
-
Palestra: Cuidar até morrer
Online
-
III Simpósio Internacional de Enfermagem e Educação em Saúde (Sienes)
CCSA, UFPE. Recife - PE.
-
31º Conic, o 15º Coniti e o 12º Enic
Recife, PE
-
Seminário do Gepifhri 2023 - Ano IV
Recife, PE
-
Administração
A área de concentração em Administração reflete a natureza central da proposta do programa. O interesse em contribuir para a formação de gestores que possam atuar nos mais diversos tipos de organização, e em especial a formação de recursos humanos para o ensino e pesquisa nos diferentes campos de investigação dessa ciência social. A área de concentração contempla duas linhas de pesquisa: Gestão Organizacional e Organização e Sociedade. Cada linha é composta por diversos campos temáticos.
LINHA DE PESQUISA
GESTÃO ORGANIZACIONAL (Líder de linha: Prof.ª Carla Regina Pasa Gómez)
A linha de pesquisa Gestão Organizacional (GO) aborda as áreas funcionais tradicionais da Administração, tais como Marketing, Finanças, Estratégias, Logística e Gestão da Informação. Os professores vinculados a esta linha desenvolvem estudos com ênfase mas não exclusivamente, na administração de serviços, negócios internacionais, varejo e hospitalidade. As pesquisas desenvolvidas e as teses e dissertações orientadas buscam ênfase na compreensão das estratégias e ações cotidianas das organizações, buscando propostas para a melhoria do desempenho empresarial e uma compreensão mais realista dos desafios da administração.
Campos Temáticos
Os campos temáticos derivam do desdobramento das duas grandes linhas de pesquisa do Programa. Cada campo reúne um conjunto de eixos temáticos, reflexões teórico-conceituais e abordagens privilegiadas no PROPAD, que se traduzem, no nosso cotidiano, em espaços de diálogo (núcleos de estudos e pesquisas, seminários e reuniões diversas, disciplinas ofertadas, projetos de pesquisa) e em diversificadas atividades para trocas entre docentes e discentes. Busca-se flexibilidade e dinamismo com os Campos Temáticos ao mesmo tempo que estes refletem a consistência e especialização em temas de pesquisa dos docentes que os compões. Uma vantagem dos Campos Temáticos é que podem ser ajustados de acordo com as mudanças no corpo docente e dinamismo dos interesses de pesquisa, quando necessário.
Estratégia, Operações e Sustentabilidade (EOS)
O campo temático de Estratégia, Operações e Sustentabilidade (EOS) lida com os temas: (a) administração estratégica, internacionalização e desempenho empresarial; (b) gestão de qualidade em processos e serviços, gestão de falhas em suprimentos, relacionamento com fornecedores e logística empresarial; (c) sustentabilidade na perspectiva empresarial e territorial, inovação social, turismo de base comunitária e negócios com impacto social.
Pesquisadores:
Prof.Dra. Carla Regina Pasa Gómez (Currículo Lattes)
Finanças (F)
O campo Temático de Finanças envolve os seguintes tópicos de pesquisa: governança corporativa, estrutura de capital, desempenho, práticas de governança corporativa, mercado de capitais, value at risk, analise de investimento, Inovação e métodos quantitativos. Atualmente três docentes compõem o campo temático de finanças, com orientação de alunos de doutorado e mestrado, e vínculo com as graduações de administração e ciências contábeis da UFPE.
Pesquisadores:
Prof.Dra. Joséte Florencio dos Santos (Currículo Lattes)
Marketing e Comportamento do Consumidor (MCC)
O campo temático MCC tem interesse em pesquisas que envolvam a gestão de serviços, o comportamento do consumidor e o macromarketing. Em termos metodológicos, incluem-se estudos com abordagens de pesquisa qualitativas e quantitativas, com perspectivas positivistas e humanistas. Estimulamos o uso de pesquisas mistas. Atualmente os principais tópicos de interesse são: sacrifício do consumidor, sustentabilidade no turismo, ambientes de serviços e varejo, psicologia do consumidor e experimentos em marketing.
Pesquisadores:
Prof. Dr. André Luiz Maranhão de Souza Leão (Currículo Lattes)
Prof.Dr. Marconi Freitas da Costa (Currículo Lattes)
Prof.Dr. Salomão Alencar de Farias (Currículo Lattes)
Tecnologia da Informação (TI)
O campo temático de tecnologia da informação no escopo da administração congrega o estudo dos processos, sistemas e artefatos computacionais que são derivados da tecnologia, empreendendo também estudo de impactos e ajustes em gestão, modelagem e especificação, planejamento e governança da tecnologia. Por ser especialidade da ciência que trata de organizações e pessoas adere indistintamente a metodologias tradicionais e modernas de pesquisa científica e produção de conhecimento, atingindo até a concepção de artefatos computacionais.
Pesquisadores:
Prof.Dr. Denis Silva da Silveira (Currículo Lattes)
Prof.Dr. Jairo Simião Dornelas (Currículo Lattes)
Prof.Dra. Taciana de Barros Jerônimo (Currículo Lattes)
LINHA DE PESQUISA
ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE (Líder de linha: Prof.ª Débora Coutinho Paschoal Dourado)
A linha de pesquisa Organização e sociedade (OS) caracteriza-se por sua interdisciplinaridade tanto de temáticas de pesquisa, como de abordagens metodológicas. Apresenta um espaço onde os docentes vinculados podem associar teorias e conhecimentos de áreas diversas das ciências sociais nos problemas da gestão das organizações. Desse modo, a diversidade de temas e perspectivas metodológicas, permitem o desenvolvimento de estudos não tradicionalmente associados à área da administração, fugindo ao lugar comum, sem perda de foco na área de concentração da Administração. Busca-se o avanço do conhecimento da área por meio de abordagens ecléticas, subjetivas e nem sempre por meio de pesquisas aplicadas.
Campos Temáticos
Criatividade, Empreendedorismo e Inovação (CEI)
As pesquisas desse campo temático são produzidas sob uma perspectiva interdisciplinar, em que se busca compreender as condições de existência e aplicabilidade das novas tecnologias de gestão relacionadas ao fenômeno da criatividade que ocorrem no contexto de relações sócio-organizacionais, articuladas em arranjos produtivos, territórios criativos e redes de negócios.
Palavras-Chave: Criatividade, Empreendedorismo, Gestão da Criatividade, Inovação.
Prof. Dr. Fernando Gomes de Paiva Júnior (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Henrique César Muzzio de Paiva Barroso (Currículo Lattes)
Processos Humanos Complexos nas Organizações (PHCO)
O estudo das múltiplas dimensões psicológicas e socioculturais dos sistemas humanos complexos envolvidos nas organizações com o objetivo maior de modelar estrutura, processos, dinâmica e impactos de forma a contribuir concretamente para a sua gestão efetiva. Há uma ênfase no uso de ferramentas matemáticas e estatísticas em pesquisas quantitativas, mas sem excluir eventuais investigações qualitativas voltadas para a identificação ou inspiração de variáveis e hipóteses objetivamente úteis. Trabalha-se com cognição, emoções e outros processos mentais, tratando-os como situados em contextos materiais, históricos e sociais, considerando as possíveis interações lineares, não lineares, dialéticas e/ou recursivas envolvidas. A referência à complexidade reflete uma ponderação dos diversos elementos e relacionamentos presentes em fenômenos sociais e humanos, mas não implica necessariamente em teorizações complicadas, antes buscando-se, sempre que possível, modelos simplificadores.
Pesquisadores:
Prof. Dr. Antonio Roazzi (Currículo Lattes)
Redes Sociotécnicas, Competências Profissionais e Trabalho (RSCPT)
Este campo temático adota uma perspectiva multidisciplinar para analisar a variedade de práticas organizativas em contextos organizacionais diversos.
Temas de interesse: 1) Associações sociotécnicas e inovações; 2) Competências profissionais e ensino superior; 3) Relações de trabalho e seus significados.
Profª. Drª. Débora Coutinho Paschoal Dourado (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Diogo Henrique Helal (Currículo Lattes)
Profª. Drª. Jackeline Amantino de Andrade (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Sérgio Carvalho Benício de Mello (Currículo Lattes)
No sentido de integrar pesquisadores, fortalecer a formação dos alunos da pós-graduação e incentivar a iniciação científica de jovens estudantes, o PROPAD, tem envidado esforços na estruturação de grupos de pesquisa organizados em torno de temáticas relevantes. Até o momento, encontram-se organizados e atuantes e inscritos no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq os seguintes grupos:
- Centro de Estudos de Marketing e Pessoas (MKP)
- Centro de Estudos em Hospitalidade, Turismo e Gastronomia (CHT)
- Circle of Fan, Media and Entertainment Studies (AKAFans)
- ConsuMeering - Engenharia do Consumidor
- Grupo de Estudos sobre Inovações Organizacionais
- Grupo de Pesquisas sobre Convergência Contábil e Mercados de Capitais
- Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Sustentabilidade (GIPES)
- Laboratório de Estudos Urbanos e Políticas da Mobilidade (MOBIS)
- Lócus de Investigação em Economia Criativa (LÓCUS)
- Lógica Mental
- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (NEPSI)
- Observatório da Realidade Organizacional
Programa de Pós-Graduação em Administração
Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Departamento de Ciências AdministrativasAv. dos Funcionários, s/n, 1º andar - sala D-1A, Cidade Universitária, 50740-580 - Recife-PE
propad@ufpe.br (81) 2126 8878 - Regime de trabalho presencial. Das 08h às 12h e das 13h às 17h.