Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva
(Psicologia Cognitiva) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva
- O Programa
- Área de Concentração
- Linhas de Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Estrutura Curricular e Ementas
- Regimento Interno, Normativas Internas e Legislação
- Docentes
- Discentes
- Egressos
- Infraestrutura
- Interlocuções, Interfaces, Inovação, Formação e Impacto/Inserção Social
- Bolsas
- Estágio Docência
- Internacionalização e Intercâmbio
- Produção Acadêmico-Científica
- Roteiros e Procedimentos Acadêmico-Administrativos, Documentos, Formulários e Requerimento On-line
- Links
Linhas de Pesquisa Linhas de Pesquisa
Em 2020 o PPG alterou suas linhas de pesquisa em função do perfil docentes e de seus atuais interesses de pesquisa, sendo as quatro linhas anteriores incorporadas a duas linhas de pesquisa:
- Processos Cognitivos Básicos e Complexos
- Cultura e Cognição
LINHA | DESCRIÇÃO | DOCENTES |
Processos Cognitivos Básicos e Complexos | Estudo das múltiplas dimensões psicológicas e socioculturais dos sistemas humanos básicos e complexos. A proposta da linha de pesquisa é examinar como ocorrem, se desenvolvem e se inter-relacionam os processos psicológicos subjacentes à produção do conhecimento humano, bem como construir modelos teórico-metodológicos. Os estudos envolvem o uso e o desenvolvimento de ferramentas de análise tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa. Essa produção é investigada a partir de uma visão do ser humano como sistema biopsicossocial. São tratados temas como: tomada de decisão, linguagem, consciência, autoconsciência, imagem mental, raciocínio lógico-matemático, argumentação informal, aprendizagem, inteligência emocional, cognição social, habilidades socioemocionais, formação de conceitos, emoções, mecanismos neuropsicológicos e neurocognitivos, memória e inteligência. | Alexsandro Medeiros Alina Spinillo Antonio Roazzi Mauricio Bueno Renata Toscano Selma Leitão Sintria Lautert |
Cultura e Cognição | Estudos sobre a relação da cognição e da afetividade com a cultura concebida em duas vertentes: (i) a que aborda a cultura como condição na qual o ser humano existe enquanto processo holístico de mudança no tempo irreversível, sendo investigada em termos de processos culturais-semióticos constitutivos do sujeito e do ambiente numa dinâmica bidirecional em que as polaridades não existem uma sem a outra; (ii) a que investiga as influências dos fatores culturais nos processos cognitivos, a partir das similaridades e das dissimilaridades dos mecanismos sociocognitivos para a compreensão de sistemas conceituais no contexto cultural. Ambas as vertentes procuram construir modelagens teórico-metodológicas sobre sujeito, cognição e cultura. Na primeira vertente são tratados temas como: rememoração, imaginação, aprendizagem e suas articulações, processos criativos, estética como processo psicológico, rupturas- transições nas trajetórias de vida, construção semiótica de sentidos e significados, a constituição do self dialógico. Na segunda vertente são tratados temas como: representações sociais, self e processos culturais sobre morte, religião e misticismo, modelos de self, transculturalidade, hipercultura, concepções culturais de ambiente e violência. | Alexsandro Medeiros Karina Moutinho Antonio Roazzi Candy Laurendon Luis Felipe Marina Pinheiro Sandra Ataíde |
Os discentes que ingressaram no PPG, até 2019, permanecerão com suas linhas de pesquisa da aprovação de seus projetos de pesquisa.
- Comunicação Oral e Escrita
- Cultura e Cognição
- Desenvolvimento Cognitivo
- Educação Matemática e Científica
LINHA | DESCRIÇÃO | DOCENTES |
Comunicação Oral e Escrita | Estudos sobre os processos psicológicos, interpessoais e contextuais envolvidos na aquisição da linguagem, leitura e escrita. | Alina Spinillo Antonio Roazzi Sandra Ataíde Selma Leitão |
Cultura e Cognição
| Estudos sobre elementos culturais e suas relações com o desenvolvimento do raciocínio matemático, científico e da linguagem. | Alexandro Nascimento Ana Karina Moutinho Antonio Roazzi Maria Lyra Marina Pinheiro Silvia Maciel |
Desenvolvimento Cognitivo
|
Estudos sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico, matemático, científico e da argumentação informal.
| Alexsandro Nascimento Antonio Roazzi Candy Laurendon José Mauricio Bueno Selma Leitão Renata Toscano |
Educação Matemática e Científica |
Estudos sobre o desenvolvimento de conceitos matemáticos e científicos. | Alina Spinillo Candy Laurendon Juliana Ferreira Sintria Lautert |